Microbiota Cutânea e Acne

Estudos Científicos
29/dez/2023

Promove Impacto Direto sob os Fatores Desencadeantes da Acne


Suplementação para Melhora do Microbioma Cutâneo

Atuam no Gerenciamento da Microbiota Intestinal e Melhora a Capacidade Imune do Hospedeiro

 

A pele consiste no revestimento do organismo, indispensável à vida, pois isola componentes orgânicos do meio exterior, impede a ação de agentes externos de qualquer natureza, evita perda de água, eletrólitos e outras substâncias do meio interno, oferece proteção imunológica, faz termorregulação, propicia a percepção e tem função secretória.

 

A estrutura básica da pele inclui, da camada externa para a mais interna: estrato córneo, epiderme, derme e hipoderme. A barreira à absorção percutânea está no interior do estrato córneo que é o mais fino e a menor camada cutânea. A pele é um órgão dinâmico, pois a sua formação e integridade estão sob controle homeostático, e qualquer alteração resulta em aumento da proliferação de suas células. Devido à sua localização e extensa superfície, a pele é constantemente exposta a vários tipos de micro-organismos presentes no ambiente.

 

Probióticos Melhoram as Condições Cutâneas e de outros Órgãos

 

ü  Aumento da biodisponibilidade do cálcio;

ü  Redução do risco de desenvolvimento de câncer de cólon;

ü  Melhora da inflamação da mucosa em desordens gastrointestinais;

ü  Hipoinsulinemia;

ü  Controle dos níveis de triacilgliceróis;

ü  Medida de prevenção de muitas doenças.

Estudos têm mostrado que pré e probióticos consumidos por via oral podem reduzir marcadores sistêmicos da inflamação e do estresse oxidativo. Considerando que a peroxidação lipídica local na acne é alta, a capacidade dos probióticos orais em limitar o estresse oxidativo sistêmico pode ser o caminho terapêutico para o tratamento.

Além disso, o uso oral de probióticos pode regular a liberação de citocinas pró-inflamatórias por exemplo, a redução específica dos níveis de IL-1a certamente traria um potencial benéfico no tratamento da acne. Somado a isso, a utilização de probióticos orais tem o potencial de alterar a microbiota local e ainda oferecer efeitos benéficos além do trato gastrintestinal.


 

Estudo Comprova

Este estudo piloto, randomizado, duplo-cego e placebo controlado avaliou o efeito da suplementação com a cepa de Lactobacillus rhamnosus na expressão dos genes envolvidos na sinalização insulínica e na acne adulta.


Resultados 

  • De acordo com a biópsia cutânea, comparado à linha base, o grupo 1 mostrou uma redução de 32% (p<0,001), assim como um aumento de 65% (p<0,001) na expressão gênica de IGF-1 e FOXO1 na pele, respectivamente. Tais diferenças não foram observadas no grupo 2;
  • O grupo 1 apresentou também uma razão de probabilidade ajustada de 28,4% (95% IC= 2,2-411,1, p<0,05) sendo avaliada pelos clínicos como melhor/notoriamente melhor (versus pior ou inalterada), comparado ao grupo 2.

    Conclusão

    A suplementação probiótica normaliza a expressão de genes envolvidos na sinalização insulínica e melhora a aparência da pele.


    Referências bibliográficas

    DELANGHE, L. et al. The role of lactobacilli in inhibiting skin pathogens. Biochem Soc Trans. 2021 Apr 30;49(2):617-627. doi: 10.1042/BST20200329.

    FABBROCINI, G. et al. Supplementation with Lactobacillus rhamnosus SP1 normalises skin expression of genes implicated in insulin signalling and improves adult acne. Benef Microbes. 2016 Sep 6:1-6.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp