Lúpus Eritematoso Discoide

Estudos Científicos
05/abr/2022

Uso de Tacrolimus Tópico e Outras Opções


Lúpus Eritematoso Discoide

Características e Epidemiologia

 

O Complexo Lúpus Eritematoso (LE) é constituído por um conjunto de dermatopatias de caráter autoimune, que se manifestam em duas apresentações clínicas principais: o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e o Lúpus Eritematoso Discoide (LED), sendo essa a forma limitada à pele.


Caracteriza-se como uma dermatopatia que tem como principais manifestações clínicas alterações da pele, não sendo observada progressão da doença para o comprometimento e sintomatologia de outras desordens sistêmicas, como ocorrem nos casos de LES.


®As dermatoses primárias autoimunes, como o LED, são reações de hipersensibilidade do tipo II ou III expressas predominantemente no tegumento, na forma de respostas autoimunes anormais.


® São mediadas pela produção de auto anticorpos ou ativação de linfócitos contra constituintes normais da pele, que ao se ligarem formam complexos antígeno-anticorpo que se depositam na membrana basal (RODRIGUES, 2010).


Epidemiologia

Dentre as que acometem essas espécies, as patologias do Complexo Lúpus Eritematoso possuem um dos maiores números de casos diagnosticados em todo o mundo. Propõe-se que ocorra em animais com predisposição genética, que quando expostos à radiação ultravioleta desenvolvam processo inflamatório cutâneo e consequentemente reação imunomediada localizada e crônica (LARSSON, 2000).



Lúpus Eritematoso Discoide

Sintomas e Tratamento


Segundo os dados do Serviço de Dermatologia da FMVZ/USP, de 1986 a 1998, a prevalência do lúpus eritematoso canino é: LED 88,5% e LES 11,5% (LARSSON, 2000).



Principais Sintomas do LED

®  Despigmentação progressiva do plano nasal (de negro se transforma a cinza ou azul escuro);

®     Modificação da arquitetura da região afetada;

®     Eritema e descamação nasal;

®     Escarificações;

®     Lesões ulcerativas e crostas;

®     Lesões auriculares, perioculares, labiais, palatinas, distais dos membros e na genitália;

®     Dor e prurido de intensidade variável.

 

Menos frequentemente se observam lesões auriculares (25%), perioculares (19%), labiais (12,5%), distais dos membros (12,5%) sob a forma de pododermatite generalizada e na genitália.


Tratamento

®     Evitar a exposição solar e utilizar fotoprotetores;

®     Corticoideterapia Tópica

®     Ciclosporina

®     Tacrolimus

®     Tetraciclina +  Niacinamida

®     Ácidos Graxos Essenciais


Referências


LARSSON, C. E. Lúpus eritematoso discóide - LED: Revisão e casuística em serviço especializado da Capital de São Paulo. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP: São Paulo 2000.


RODRIGUES, A. M. D. S. Lupus eritematoso discoide. Porto Alegre: Faculdade de Medicina

Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul 2010.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp