Linhaça Auxilia no Gerenciamento de Pacientes Constipados

Estudos Científicos
11/mar/2022

Regula a Frequência de Defecação, Aumenta os Movimentos Intestinais e Melhora a Qualidade de Vida


Uso da Linhaça em Indivíduos Constipados

Promove Melhora dos Escores que Medem o Grau da Doença

 

A constipação é um sintoma gastrointestinal de importante morbidade que afeta de 8% a 30% dos indivíduos ao redor do mundo.

 

A grande variabilidade na prevalência deste distúrbio deve-se, principalmente, à dificuldade em se definir e diagnosticar o problema. Profissionais de saúde comumente caracterizam a constipação pela frequência de evacuações, enquanto que, os indivíduos acometidos referem outros sintomas associados como esforço ao evacuar, presença de fezes endurecidas e sensação de evacuação incompleta. Por essas razões, em 1994, um grupo de especialistas definiu critérios conhecidos como Critérios de Roma para padronizar o diagnóstico dos distúrbios gastrintestinais, entre eles a constipação.

 

Apesar de não existir um consenso sobre qual a melhor forma de tratamento, os guias de condutas clínicas e especialistas na área sugerem que a primeira intervenção deve consistir na modificação comportamental dos indivíduos acometidos pela constipação. Estas incluem a manutenção da prática regular de exercício físico, aumento na ingestão hídrica, de fibras e no uso de prebióticos, probióticos ou simbióticos. Quando a primeira linha terapêutica torna-se ineficiente, a utilização de medicamentos ou suplementos com ação laxativa deve ser recomendada.

 

Uso de Linhaça na Constipação

A linhaça (Linum usitatissimum L) é reconhecida como uma das maiores fontes vegetais dos ácidos graxos essenciais. Possui ainda fibras e compostos fenólicos relacionados à atividade antioxidante. Os efeitos benéficos da linhaça sobre a constipação são demonstrados, devido à presença de fibras solúveis e insolúveis. 

Um estudo publicado no periódico internacional Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition demonstrou que o uso de linhaça teve efeito significativo na melhora dos escores que medem os hábitos intestinais e também afetou positivamente a qualidade de vida.

 

 


Estudo Comprova

Uso de Linhaça Melhora os Sintomas Associados com a Constipação

Estudo conduzido por Sun et al. (2020) avaliaram os efeitos da suplementação de linhaça na constipação e na qualidade de vida de homens e de mulheres 


Resultados:

Ø Após quatro semanas, os hábitos intestinais foram significativamente melhorados em ambos os grupos;

Ø  A média dos escores de Wexner para constipação foram reduzidos de 14 para 6,5 no grupo 1 (p<0,001) e de 15 para 9 no grupo 2 (p<0,001);

Ø  A frequência de defecação por semana aumentou significativamente (2 para 7 no grupo 1 e de 2 para 6 no grupo 2, p<0,001 para ambos os grupos);

Ø  Os escores que medem a qualidade de vida foram melhorados significativamente em ambos os grupos.

 

Conclusão:

A linhaça é um pouco mais eficaz em aumentar a frequência de defecação do que a lactulose, melhorando os movimentos intestinais e promovendo a qualidade de vida de indivíduos com constipação funcional crônica.


Referências

SUN, J. et al.  Effects of Flaxseed Supplementation on Functional Constipation and Quality of Life in a Chinese Population: A Randomized Trial. Asia Pac J Clin Nutr. 2020;29(1):61-67. 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp