Licopeno e Luteína na Fotoproteção Oral

Estudos Científicos
10/ago/2023

Auxiliam na Diminuição da Expressão de Genes Induzidos pela Radiação UVA – Reduzem os Processos de Fotoenvelhecimento


Uso de Carotenoides nos Processos de Fotoproteção Endógenos

Uso de Licopeno e Luteína Reduz o Risco de Fotoenvelhecimento

 

Os carotenoides são micronutrientes essenciais, os quais não podem ser sintetizados pelo organismo, devendo ser obtidos através da alimentação. A ingestão de alimentos ricos em licopeno tem sido associada à menor prevalência de doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral e algumas formas de câncer. Além disso, o uso oral dessas substâncias protege a pele contra os danos causados pela radiação UV.

 

Licopeno

Existem diversos tipos de carotenoides, como zeaxantina, ß-caroteno, licopeno e luteína, sendo o licopeno considerado o mais importante na alimentação humana e encontrado em maior quantidade no tomate. Sua estrutura química é singular e responsável pelo seu efeito antioxidante marcante. Apresenta a capacidade de doar elétrons para neutralizar moléculas de oxigênio singleto, além de outras moléculas oxidantes capazes de causar prejuízos ao organismo, doando elétrons para neutralizar as moléculas oxidantes antes que elas danifiquem as células.

 

Luteína

A luteína, carotenoide macular de pigmentação amarela, é um potente antioxidante que previne danos causados por radicais livres nos tecidos. Segundo alguns estudos, este pigmento protege os fotorreceptores foveal ao filtrar a luz azul prejudicial à mácula, reduzindo em 40% a incidência da luz danosa à retina. Estudos mais recentes demonstraram que a luteína também pode auxiliar nos processos de fotoproteção endógena. 



 

Estudo Comprova

Um estudo publicado no periódico internacional British Journal of Dermatology teve como objetivo examinar a capacidade do licopeno e da luteína na proteção contra a radiação UVA e UVB.


Resultados

Ø  A suplementação com licopeno inibição a expressão dos genes ICAM-1, HO1 e MMP-1 que poderiam ser induzidos pela radiação UVA (p<0,05);

Ø  A luteína forneceu uma proteção completa contra a indução dos genes citados acima em um primeiro momento, mas os efeitos foram significativamente menores quando comparados com o licopeno.

 

Conclusão

Assumindo o papel desses genes como indicadores do estresse oxidativo, nas fotodermatoses e no fotoenvelhecimento, os resultados do estudo indicaram que a luteína e o licopeno podem fornecer proteção endógena contra a radiação solar.


Referências bibliográficas

BECK-GRETHER, S. et al. Molecular evidence that oral supplementation with lycopene or lutein protects human skin against ultraviolet radiation: results from a double-blinded, placebo-controlled, crossover study. Br J Dermatol. 2017 May;176(5):1231-1240. doi: 10.1111/bjd.15080. Epub 2017 Mar 15.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp