Insuficiência Pancreática Exócrina em Gatos

Estudos Científicos
03/jan/2024

Suplementação de Pancreatina e Cobalamina


Insuficiência Pancreática Exócrina

Principais Características

 

 

A insuficiência pancreática exócrina (IPE) é uma síndrome causada por uma quantidade insuficiente de enzimas digestivas pancreáticas no intestino delgado.

 Os sinais clínicos mais comumente relatados em gatos com IPE são perda de peso, fezes moles e volumosas, esteatorreia , polifagia e, em alguns casos, uma sujidade gordurosa da pelagem na região perianal.


A concentração sérica de imunorreatividade semelhante à tripsina felina é o teste diagnóstico de escolha para o diagnóstico de gatos afetados.


Tratamento

à O tratamento de gatos com IPE consiste na suplementação enzimática com extrato pancreático em pó;

à A maioria dos gatos com IPE também tem concentrações séricas de cobalamina  severamente diminuída e pode exigir suplementação de cobalamina por toda a vida;

à A maioria dos gatos responde bem à terapia e pode ter uma expectativa e qualidade de vida normais.


Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo Descrever a sinalização, sinais clínicos, doenças concomitantes e resposta ao tratamento de gatos com IPE.


Resultados

ü  A suplementação de cobalamina afetou favoravelmente a resposta ao tratamento. A suplementação de cobalamina mostrou ser benéfica em gatos hipocobalaminados com doença gastrointestinal;

ü  No geral, a resposta ao tratamento foi considerada boa em 60% dos gatos afetados, o que é semelhante ao que foi relatado para cães. Apenas 13% dos gatos relataram ter uma resposta ruim ao tratamento. A razão pela qual alguns gatos não respondem bem ao tratamento para IPE não é clara. No presente estudo, verificou-se que a suplementação de cobalamina afeta a resposta ao tratamento e, portanto, pode-se supor que a resposta parcial ou ruim ao tratamento pode estar associada, pelo menos em parte, à falta de administração de cobalamina;

ü  Além disso, gatos com doença pancreática comumente apresentam inflamação intestinal e/ou hepática concomitante, e o tratamento com antibióticos é frequentemente usado como parte do manejo da doença intestinal e hepática.  Da mesma forma, outros tratamentos usados nesse grupo de gatos, como glicocorticóides, provavelmente foram usados para tratar doenças inflamatórias concomitantes do intestino, fígado ou ambos.


Conclusão 

Em conclusão, a IPE em gatos muitas vezes tem uma apresentação clínica diferente daquela esperada com base na apresentação típica em cães, e uma parcela dos casos provavelmente escapa ao diagnóstico. A suplementação de cobalamina teve um impacto positivo na resposta ao tratamento, potencialmente mesmo em casos que apresentavam concentrações séricas de cobalamina dentro do intervalo de referência. O uso de antibióticos não afetou a resposta ao tratamento. No geral, a maioria dos gatos respondeu bem ao tratamento adequado para IPE.


Referências bibliográficas

XENOULIS, P. G.; ZORAN, D. L.; FOSGATE, G. T.; SUCHODOLSKI, J. S. et al. Feline Exocrine Pancreatic Insufficiency: A Retrospective Study of 150 Cases. J Vet Intern Med, 30, n. 6, p. 1790-1797, Nov 2016.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp