Hidratação Multicamadas da Pele

Estudos Científicos
29/jun/2023

Niacinamida Melhora a Maturação do Envelope de Corneócitos


Envelope de Corneócitos

Características

O estrato córneo (CS) sofre diversas reações catabólicas e anabólicas em direção às suas camadas superficiais externas em preparação para a exposição de fatores externos. Esses eventos são essenciais para a formação de uma barreira saudável. A chave é a maturação do envelope de corneócitos (CE).


Morfologicamente, os CEs aparecem frágeis nas camadas mais profundas do CS e mais rígidos nas camadas externas, cuja mecânica foi confirmada com várias abordagens biomecânicas.



Estudo Comprova

Um estudo randomizado e controlado por placebo conduzido por Voegeli et al. (2020). avaliou os efeitos da niacinamida na hidrofobicidade do envelope lipídico do corneócito (CLE) e do envelope proteico do corneócito (CPE).


Resultados

ü  A hidrofobicidade e a rigidez da CE aumentaram em todos os locais faciais e em ambos os grupos de idade, o que foi refletido no RCEM;

ü  Houve maiores mudanças na hidrofobicidade no FC para os jovens e no NT para os mais velhos;

ü  As maiores mudanças na rigidez CE foram encontradas nos indivíduos mais velhos.

 

Conclusão

O tratamento com niacinamida melhorou a maturação de CE conforme medido através da metodologia aplicada pelo estudo. 


Referências bibliográficas

Voegeli 1, D Guneri 2, M Cherel 3, B Summers 4, M E Lane 2, A V Rawlings 2 5 Topical niacinamide enhances hydrophobicity and resilience of corneocyte envelopes on different facial locations Int J Cosmet Sci. 2020 Dec;42(6):632-636. doi: 10.1111/ics.12666.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp