Hericium erinaceus Pode Melhorar Sintomas Associados à Depressão e Ansiedade

Estudos Científicos
14/jul/2021

Confira a ação do ativo em pacientes diagnosticados com as doenças psicológicas


Hericium erinaceus

Potencial Terapêutico em Desordens Relacionadas a Depressão e a Ansiedade

Hericium erinaceus é um basidiomiceto pertencente à família Hericiaceae, de origem chinesa com propriedades nootrópicas reconhecidas, sendo amplamente utilizado pela medicina oriental tradicional. Também chamado de Lion’s mane (Juba de leão), monkey head (Cabeça de macaco), yamabushitake e houtou, é rico em polissacarídeos (35%) e compostos terpenoides (erinacinas e ericenomas - 0,55%).

Dentre os componentes presentes no H. erinaceus, destacam-se o hericenonas e as erinacinas que estimulam o Fator de Crescimento Neural (FCN) - com sigla (em inglês): NGF (de Nerve growth factor). Este consiste em uma pequena proteína de secreção interna, importante para o crescimento, manutenção e sobrevivência de determinados neurônios. Também funciona como molécula de sinalização entre os neurônios.

Estudos têm demonstrado que o NGF melhora a viabilidade dos neurônios colinérgicos e afeta a atividade da colina-acetiltransferase e da acetilcolinesterase no sistema nervoso central.

Estudos clínicos também têm demonstrado que o H. erinaceus melhora a cognição quando a redução da atividade colinérgica está envolvida.


H. erinaceus na Depressão e Ansiedade

Em relação a outros distúrbios neurológicos, foi observado que o H. erinaceus estimula a síntese de NGF em cultura de astrócitos. E foi identificado também que o NGF aumenta a diferenciação neuroquímica, e essa indução da neurogenêse acarreta em efeitos antidepressivos e anti ansiedade.

Outros estudos também apontaram que os componentes do H. erinaceus agem sobre o estresse oxidativo neuronal, tanto pelo aumento da atividade da enzima superóxido dismutase (SOD), quanto inibindo a produção de derivados pró-inflamatórios da micróglia (TNF-a e IL-1ß) resultando em um processo de neuroproteção.

Embora as proteínas NGF não possam atravessar livremente a barreira hematoencefálica para desenvolver sua ação, além de serem facilmente desnaturadas pelas peptidases do trato gastrointestinal, compostos de baixo peso molecular como as erinacinas e ericenomas, são capazes ultrapassar esta barreira e promover a biossíntese endógena de NGF no sistema nervoso central.


Estudo Comprova

Hericium erinaceus Pode Melhora Alguns Sintomas Associados com a Depressão e a Ansiedade

O objetivo desse estudo conduzido por Nagano et al. (2010) avaliaram os efeitos do H. erinaceus na menopausa, depressão e qualidade do sono. Foram usados o Kupperman Menopausal Index (KMI), o Center for Epidemiologic Studies Depression Scale (CES-D), o Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) e o Indefinite Complaints Index (ICI).

Resultados:

  • Houve melhoras significativas na diminuição de alguns escores que medem o grau de ansiedade e depressão, conforme a tabela abaixo;
  • Em relação aos escores do ICI, houve melhora nos domínios relacionados a palpitação, insensibilidade, ansiedade e irritação. 

Conclusão:

A suplementação com H. erinaceus pode ser uma alternativa potencial para o manejo da depressão. Uma das formas que o H. erinaceus atua é via aumento da atividade do o Fator de Crescimento Neural (FCN) que age melhorando a funcionabilidade do sistema colinérgico.


Referências:

NAGANO, M. et al. Reduction of depression and anxiety by 4 weeks Hericium erinaceus intake. Biomed Res. 2010 Aug;31(4):231-7.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp