Gerenciamento da Hiperpigmentação Periocular

Estudos Científicos
17/fev/2022

Ativos Cosméticos Usados para o Controle dessa Patologia


Hiperpigmentação Periocular

Definição, Principais Causas e Formas de Tratamentos

 

Por definição, a olheira, também denominada de hiperpigmentação periorbital, é uma hipercromia da região periocular, observada mais em mulheres, sendo ocasionada por fatores anátomo-fisiológicos e geneticamente transmitida.

 

Esta alteração na coloração da epiderme das pálpebras ocorre devido a um aumento de melanina e por alterações vasculares e que, após tensão e insônia, a cor fica mais escura, ligeiramente arroxeada e, consequentemente mais evidente.

 

Causas da Hiperpigmentação Periorbital

 

A hiperpigmentação periorbital parece apresentar causa multifatorial, envolvendo fatores intrínsecos, determinados pela genética do indivíduo, e fatores extrínsecos, tais como exposição solar, tabagismo, etilismo e privação de sono. Entretanto, destaca-se em sua etiopatogenia a presença de pigmento melânico e pigmento hemossiderótico nos locais acometidos.

A hiperpigmentação melânica é mais frequente em pessoas adultas e morenas, consequente à exposição solar excessiva e cumulativa, que aumenta a produção de melanina, diminui a espessura da pele e amplia a dilatação dos vasos.

 

Outras causas citadas para o aparecimento das olheiras são a hiperpigmentação pós-inflamatória secundária à dermatite atópica e de contato, privação de sono, respiração bucal, etilismo, tabagismo, uso de medicamentos (anticoncepcionais, quimio-terápicos, antipsicóticos e alguns colírios), presença de flacidez palpebral (envelhecimento) e de doenças que cursam com retenção hídrica e edema palpebral (tireoidopatias, nefropatias, cardiopatias e pneumopatias), que ocasionam piora do aspecto inestético da olheira.

 

Tratamentos

 

A hiperpigmentação periorbital é queixa comum nos consultórios de dermatologia; por se tratar de fenômeno fisiológico, entretanto, é muito pouco estudada. Não possui etiopatogenia definida, e não existe, portanto, consenso sobre seu tratamento.

 

Diferentes tratamentos têm sido propostos para a hipercromia periorbital, mas existem poucos estudos sobre sua eficácia em longo prazo. As principais abordagens terapêuticas são: aplicação tópica de produtos despigmentantes, peelings químicos, dermabrasão, crioci- rurgia, preenchimentos com ácido hialurônico, luz intensa pulsada; lasers de CO2, argônio, ruby e excimer.




Cosméticos para o Gerenciamento das Olheiras

Dermochlorella D e MeiYanoL®


Quinze mulheres com idade entre 50 e 65 anos de idade aplicaram 2 vezes ao dia durante 28 dias um creme de Dermochlorella D 


Resultados e Conclusão:


ü  Dermochlorella D aumentou a transparência da pele de 1,84% em média até 6,8% após 28 dias de uso;

ü  Além disso, o tratamento reduziu a pigmentação das olheiras de 11,5% em média após 28 dias de uso.


Dermochlorella D foi eficaz no tratamento das olheiras, no qual aumentou a transparência da pele e atenuou a pigmentação da pele.

 

MeiYanoL®

 

MeiYanoL® é um extrato da flor de sabugueiro “Sambucus nigra” rico em flavonoides e outros polifenóis que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. MeiYanoL® atua na redução das olheiras, bolsas oculares e inchaços ao redor dos olhos.

Inci Name: Sambucus Nigra Flower Extract.

 

Estudos foram realizados para avaliar a eficácia do MeiYanol® na melhora das bolsas oculares e olheiras. Para isso, 22 pacientes com idade entre 30 e 50 anos foram selecionados e divididos para receberem durante 28 dias: MeiYanol® aplicação duas vezes ao dia.

 

Resultados e Conclusão:

 

O tratamento resultou em uma redução significativa das bolsas ao redor dos olhos em 100% dos pacientes. Além disso, diminuiu eficientemente a intensidade das olheiras na grande maioria dos indivíduos, devido à dupla ação do MeiYanoL® na redução do vazamento de glóbulos vermelhos e na prevenção do escurecimento da hemoglobina.


MeiYanoL® demonstrou ser um tratamento eficiente para a melhora das olheiras e bolsas oculares.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp