Gerenciamento da Hiperlipidemia em Cães

Estudos Científicos
20/out/2021

Tratamento com Bezafibrato é Eficaz na Hiperlipidemia Primária e Secundária


Hiperlipidemia
Benefícios do Tratamento com Bezafibrato


A hiperlipidemia é definida como a condição de concentração excessiva de colesterol ou de triglicérides no soro ou plasma do animal em jejum, é o resultado direto do aumento na produção de lipoproteínas ou da sua degradação reduzida.

O estado de hiperlipidemia é caracterizado como: Primário (ou familiar); Secundário à doença endócrina metabólica.

A hiperlipidemia por excesso de concentração de triglicérides é forma grave de distúrbio no transporte lipídico em cães, sinalizando não apenas a presença de distúrbio metabólico subjacente, como é fator de risco importante para a saúde do paciente, justificando a intervenção dietética e/ou terapêutica.


Predisposição

A raça Schnauzer (adultos ou idosos) sãoredispostos à hiperlipidemia primária, ou hiperlipoproteinemia idiopática, não associada a distúrbios endócrinos subjacentes

Tratamento

1. A restrição de gordura dos alimentos é a primeiro passo do tratamento, por meio da utilização da dieta com porcentagem de gordura menor que 10% da matéria seca;
2. Como coadjuvante, nos casos em que a dieta não se mostra eficaz, pode-se utilizar as drogas hipolipemiantes, a exemplo do bezafibrato, do grupo dos fibratos.

Os fibratos reduzem os triglicérides por meio do aumento da oxidação dos ácidos graxos e da síntese de lípase lipoprotéica, além de  redução da expressão da apoproteína CIII, atuando principalmente por sua interação com os receptores de transporte, ativados pelo proliferador peroxissomo (PPARs) (JERICÓ; MASCHIETTO, 2003). 


Estudo Comprova 
Bezafibrato é Eficaz na Hiperlipidemia em Cães

Esse estudo teve como objetivo avaliar a segurança do Bezafibrato em cães hiperlipidêmicos e sua eficácia na diminuição das concentrações séricas de triglicerídeos e colesterol (DE MARCO; NORONHA; CASADO; NAKANDAKARE et al., 2017).

à As concentrações séricas de triglicérides (TG), colesterol (CHO), atividade de alanina aminotransferase (ALT) e creatina quinase antes e após 30 dias de tratamento foram comparadas;

à Dentre os participantes, 16 cães tinham hiperlipidemia primária e 30 cães tinham hiperlipidemia secundária (incluindo hiperadrenocorticismo espontâneo [n = 19], tratamento crônico com glicocorticoides [n = 5], e hipotireoidismo [n = 7]). 


Resultados

ü  Após 30 dias, a concentração sérica de TG normalizou (<150 mg/dL) em 42 cães e a concentração de CHO normalizou (<270 mg/dL) em 22 cães;

ü  Não houve diferença significativa na concentração basal de TG entre os subgrupos de hiperlipidemia primária e secundária, contudo, a diminuição na concentração de TG após o tratamento foi maior no subgrupo de hiperlipidemia primária;

ü  Nenhum efeito adverso foi observado, mas a atividade da ALT diminuiu significativamente após 30 dias de tratamento.


Conclusão:

Os pesquisadores concluíram que a administração de Bezafibrato durante 30 dias foi ser segura e eficaz no tratamento da hiperlipidemia primária e secundária em cães.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp