Geleia Real no Tratamento do diabetes Mellitus Tipo 2

Estudos Científicos
27/set/2021

Atua no Controle Glicêmico e nos Fatores do Estresse Oxidativo


Diabetes Mellitus Tipo 2

 

 O diabetes mellilus tipo 2 (DM2) é uma das doenças crônicas mais prevalentes e é a quarta principal causa de mortalidade em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número de pessoas com diabetes com faixa etária de 45 a 64 anos de idade pode aumentar para 140 milhões nos países em desenvolvimento e mais de 30 milhões nos países desenvolvidos até 2030.

 Pacientes com DM2 têm alto risco de desenvolver doenças crônicas como aterosclerose, doenças coronárias e renais.

Diabetes mellitus é um distúrbio metabólico e degenerativo comum que afeta um número cada vez maior de pessoas, causando danos graduais a todos os sistemas do corpo diminuindo a expectativa de vida.

O DM2 é caracterizado por hiperglicemia. É causado devido à secreção deficiente de insulina pelo pâncreas como resultado de uma resistência pré-existente à insulina no músculo esquelético, fígado e tecido adiposo

O controle glicêmico deficiente também pode levar à redução dos mecanismos de defesa antioxidante, que podem causar danos às enzimas celulares, aumento da peroxidação lipídica e desenvolvimento de resistência à insulina.


Geleia Real

A geleia real é secretada pelas glândulas hipofaríngea e mandibular das abelhas operárias (Apis mellifera) e é um alimento essencial para a rainha e suas larvas, o qual compreende 60% a 70% de água, 10% a 12% de carboidratos, 12% a 15 % de proteínas e 3% a 7% de lipídios. Foi sugerido que a geleia real pode ter propriedades antioxidantes. 

Um estudo clínico randomizado, piloto, de desenho paralelo conduzido por Poumoradian et al., (2014) avaliou as propriedades antioxidantes da geleia real na melhora do estresse oxidativo e do controle glicêmico.



Estudo Comprova

Geleia Real é Eficaz no Tratamento do Diabetes Mellitus Tipo 2


Um estudo clínico randomizado, piloto, de desenho paralelo conduzido por Poumoradian et al., (2014) avaliou as propriedades antioxidantes da geleia real na melhora do estresse oxidativo e do controle glicêmico.


Resultados: 

ü  Após a suplementação com geleia real, a glicemia média em jejum diminuiu notavelmente (163,05 ± 42,51 mg / dL vs. 149,68 ± 42,7 mg / dL);

ü  Além disso, resultou em redução significativa nos níveis médios de hemoglobina glicosilada no soro (8,67% ± 2,24% vs. 7,05% ± 1,45%, P = 0,001) e elevação significativa na concentração média de insulina (70,28 ± 29,16 pmol / L vs. 86,46 ± 27,50 pmol / L, P = 0,01). 

ü  A suplementação aumentou significativamente as atividades da superoxidase dismutase eritrocitária e da glutationa peroxidase e diminuiu os níveis de malondialdeído (P <0,05). 


Conclusão:

 Com bases nos resultados, a suplementação de geleia real demonstrou ser benéfica no controle dos resultados do diabetes.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp