Formulações Usadas na Proteção da Pele Contra a Radiação Solar

Estudos Científicos
08/abr/2024

Agem contra o Dano ao DNA, Reduz o Eritema e a Hiperpigmentação


Efeitos da Radiação Solar Sobre a Pele

Efeitos da Vitamina E na Prevenção dos Danos Gerados pela Radiação Solar

 

O dano ao DNA induzido pela radiação solar ultravioleta desencadeia efeitos agudos e a longo prazo na pele. A radiação UVA, maior tipo presente na radiação ultravioleta, penetra na pele mais profundamente que a radiação UVB e sua mutagenicidade é causada pela absorção direta da radiação pelo DNA e também indiretamente via reações fotossensíveis. 

 

Para avaliar os efeitos da radiação no DNA, pode-se seguir a formação de algumas lesões típicas:

 

Ø    8-Oxoguanina: é resultado de pareamento errado entre as bases e é originada pela ação de Espécies Reativas de Oxigênio (EROs);

Ø    Dímeros de pirimidina: através da ação da luz UV, há a formação de ligação covalente entre duas unidades de timina ou duas de citosina.

 

A maior incidência de cânceres de pele torna necessário maior pesquisa a respeito da fotoproteção solar. Como os filtros solares apresentam limitações, outros métodos estão sendo procurados, como por exemplo, o uso de substâncias com ação antioxidante.

 


Vitamina E e Pele

O a-tocoferol (vitamina E) é um antioxidante bem conhecido, provavelmente é o antioxidante lipossolúvel não-enzimático mais importante no tecido humano.

 

Ø    Vitamina E depleta os radicais livres induzidos pela radiação UVA;

Ø    Protege a degradação de antioxidantes endógenos e previne a peroxidação lipídica;

Ø    Inibe a imunossupressão induzida pelo UV;

Ø    Em combinação com a vitamina C, protege contra queimadura solar e eritema, indicando um potencial efeito protetor contra o câncer de pele e fotoenvelhecimento.


 


Benefícios da Vitamina E na Proteção ao DNA

Ação mesmo Após a Exposição


Independentemente de sua propriedade antioxidante, a aplicação prévia de vitamina E parece ser capaz de prevenir a formação de dímeros de pirimidina UVA induzidos. Porém, não é claro se tal fato deve ser atribuído ao efeito fotoprotetor ou a alguma outra atividade da vitamina E. Para esclarecer essa dúvida, pesquisadores investigaram em cultura de queratinócitos se a vitamina E protege contra as fotolesões induzidas por UVA, com especial atenção à formação dos chamados dímeros de pirimidinas “escuros”, que são formados após exposição ultravioleta.

 

Resultados do Estudo


Em cultura de queratinócitos incubados com vitamina E antes da exposição à radiação UVA, houve redução na formação de purinas oxidadas (com redução das espécies oxidantes intracelulares) e de dímeros de pirimidinas;


- O efeito fotoprotetor foi excluído quando resultados similares foram obtidos, logo após exposição UVA, houve a adição da vitamina E.

 

- Os dados mostram que o dano ao DNA por reações fotossensíveis induzidas pela UVA pode ser inibido pela introdução da vitamina E antes ou após a irradiação, tanto para formação de dímeros “escuros” ou purinas oxidadas.


Referências bibliográficas

VENDRELL-CRIADO, V. et al. Blocking cyclobutane pyrimidine dimer formation by steric hindrance. Org Biomol Chem. 2016 Apr 26;14(17):4110-5.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp