Extrato de Chá Verde e Exercícios Físicos

Estudos Científicos
05/abr/2022

Efeitos Benéficos na Diminuição do Peso Corpóreo, das Citocinas Pró-Inflamatórias e Aumento dos Níveis de Irisina


Chá Verde e Exercícios Físicos nas Alterações Metabólicas

Aumentam os Níveis de Adiponectina e de Irisina

 

Estratégias para redução do peso, como atividade física e o uso de fitoterápicos é comumente utilizada no combate à obesidade, inflamação e prevenção de doenças metabólicas. O extrato do chá verde é usado para perda de peso e também devido aos seus benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes.

 

O mecanismo hipotético do chá verde na perda de peso ocorre através do aumento do gasto de energia em repouso e do aumento da oxidação de gorduras. Esses processos ocorrem devido à presença da cafeína e das catequinas presentes no chá verde. Já os efeitos anti-inflamatórios são devido às reduções na síntese de citocinas pró-inflamatórias.

 

Estudos clínicos randomizados e controlados mostraram que a suplementação por três meses de chá verde reduziu os níveis circulantes de TNF-a e de proteína C-reativa (PCR) em comparação com o grupo placebo.

 

Chá Verde, Exercícios Físicos e os Níveis de Irisina

 

A irisina (hormônio secretado pelo músculo esquelético) pode converter o tecido adiposo branco em «tecido adiposo bege», que está associado a efeitos positivos na saúde, tais como controle de massa de gordura, tolerância à glicose, melhora da resistência à insulina, prevenção de perda muscular, aumento dos níveis de adiponectina e redução da inflamação sistêmica. Assim, a irisina ganhou grande interesse como um novo alvo potencial para prevenir e tratar distúrbios metabólicos, como obesidade e diabetes. Os exercícios físicos podem aumentar os níveis de irisina.

 

A prática de exercícios físicos e a suplementação de chá verde modulam independentemente os parâmetros antropométricos e os níveis das adipocinas. Já em relação às medidas na concentração da irisina tem sido conflitante. Estudos têm demonstrado que a suplementação com chá verde e a realização de exercícios de endurance promovem diminuição significativa nos níveis de PCR e aumenta os níveis de adiponectina quando comparado com os indivíduos que praticaram apenas os exercícios de endurance. Porém, os níveis de irisina não foram estabelecidos.


Um estudo publicado no periódico European Journal of Applied Physiology avaliou se a suplementação de chá verde e pratica de exercícios exerce influencia nas concentrações de irisina e também nas concentrações de outros parâmetros metabólicos.




Estudo Comprova

Chá Verde e Exercícios em Indivíduos com Sobrepeso

 

Estudo conduzido por Bagheri et al. (2020) mediram os efeitos do extrato de chá verde nas alterações induzidas pelos treinos de endurance sobre os níveis de irisina, citocinas pró-inflamatórias, adiponectina e índices antropométricos em homens de meia-idade com sobrepeso. 


Resultados:

 

Ø  Tanto os exercícios e o extrato chá verde reduziram os níveis de IL-6 e PCR-has e aumentaram os níveis de adiponectina (p<0,01);

Ø  As alterações nesses valores foram maiores no grupo 2 quando comparado com os grupos 1 e 3 (p<0,01);

Ø  No grupo 2 os níveis de irisina foram elevados de maneira significativa quando comparado com os grupos 1 e 3 (p<0,01);

Ø  Não foram observadas alterações nos níveis de TNF-a;

Ø  Os grupos 1 e 2 apresentaram redução no peso corpóreo, IMC, porcentagem de massa gorda e área de gordura visceral (p<0,05). As alterações foram significativas no grupo 2 quando comparado com os grupos 1 e 3 (p<0,01)

 

Conclusão:

A combinação de extrato de chá verde e exercícios de endurance produziram efeitos anti-inflamatórios e metabólicos mais proeminentes do que aqueles que somente praticavam exercícios físicos.


Referências 

BAGHERI, R. et al. Effects of Green Tea Extract Supplementation and Endurance Training on Irisin, Pro-Inflammatory Cytokines, and Adiponectin Concentrations in Overweight Middle-Aged Men. Eur J Appl Physiol.2020 Apr;120(4):915-923. doi: 10.1007/s00421-020-04332-6. Epub 2020 Feb 24.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp