Estudos Comprovam a Eficácia Do Minoxidil e Finasterida na Alopecia Androgenética

Estudos Científicos
14/set/2021

Combinação Apresenta Eficácia Superior à Monoterapia


Alopecia Androgenética

Efeitos do Minoxidil e Finasterida


A alopecia Androgenética (AGA) é a desordem de perda de cabelo mais comum em homens, caracterizada por miniaturização progressiva dos fios. A di-hidrotestosterona (DHT), um potente andrógeno produzido a partir da testosterona pela 5-a-redutase, aparenta ser um importante fator causal. 


Minoxidil e Finasterida


O minoxidil é um derivado da pirimidina  e piperidina, e um modificador de resposta biológica que possui múltiplas funções:


1.    Aumenta a circulação sanguínea através da vasodilatação;

2.  Aumenta a mitose dos queratinócitos na matriz capilar e promove o crescimento capilar mais rápido e com fios mais espessos;

3.    Prolonga a fase anágena;

4. Estimula os folículos na fase quenógena (período de latência/repouso) a iniciarem um novo ciclo de crescimento capilar.


A finasterida é um inibidor da enzima 5-a-redutase do tipo II, que impede a conversão da testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), comumente usada no tratamento da alopecia androgenética masculina. 

Recentemente, a combinação de finasterida e minoxidil tópico tem mostrado melhor eficácia terapêutica quando comparada a monoterapia.


 



Estudos Comprovam

Associação de Minoxidil e Finasterida é Eficaz na Alopecia Androgenética


Essa meta-análise teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança do tratamento combinado de finasterida e minoxidil tópico (CHEN; ZHANG; WANG; WANG et al., 2020).


Resultados:

ü  Em comparação com o minoxidil ou a finasterida isoladamente, o grupo 2 teve um escore global de avaliação fotográfica significativamente maior, mais pacientes com melhora acentuada e menos pacientes com deterioração ou nenhuma alteração;

ü  Não houve diferença significativa entre os grupos no número de pacientes com melhorias moderadas e leves, alteração na densidade capilar ou eventos adversos.

 

Conclusão:

Em pacientes com AGA, o tratamento combinado de finasterida e minoxidil tópico teve melhor eficácia terapêutica e segurança similar à monoterapia.


Estudo 2:

Um estudo duplo-cego, randomizado e controlado com o objetivo de comparar a eficácia e a segurança da solução tópica de finasterida  misturada de minoxidil vs.  solução de minoxidil em homens com alopecia Androgenética (SUCHONWANIT; SRISUWANWATTANA; CHALERMROJ; KHUNKHET, 2018).

ü O tratamento com a solução tópica de finasterida associada com minoxidil foi significativamente superior à monoterapia de minoxidil para promover o crescimento capilar na alopecia androgenética masculina. 


Referências:

CHEN, L.; ZHANG, J.; WANG, L.; WANG, H. et al. The Efficacy and Safety of Finasteride Combined with Topical Minoxidil for Androgenetic Alopecia: A Systematic Review and Meta-analysis. Aesthetic Plast Surg, 44, n. 3, p. 962-970, Jun 2020.


SUCHONWANIT, P.; SRISUWANWATTANA, P.; CHALERMROJ, N.; KHUNKHET, S. A randomized, double-blind controlled study of the efficacy and safety of topical solution of 0.25% finasteride admixed with 3% minoxidil vs. 3% minoxidil solution in the treatment of male androgenetic alopecia.
J Eur Acad Dermatol Venereol, 32, n. 12, p. 2257-2263, Dec 2018.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp