Espironolactona na Acne em Mulheres Adultas

Estudos Científicos
10/jul/2023

Diminui as Lesões Acneicas da Face, Tronco e Torax


Uso de Espironolactona em Pacientes com Acne

Auxilia na Diminuição dos Escores Associados com a Acne

A acne é a dermatose mais comum, acometendo cerca de 80% dos adolescentes e adultos jovens. É caracterizada por lesões não-inflamatórias (comedões abertos e/ou fechados) e por lesões inflamatórias (pápulas, pústulas, cistos ou nódulos) tipicamente localizados na face, pescoço, dorso, tórax e braços.

 

Os principais fatores que contribuem para o desenvolvimento da acne incluem: aumento da produção sebácea, hiperqueratinização folicular, colonização de bactérias na pele e inflamação.


Uma das vias da hiperseborreia está associada aos andrógenos, que são capazes de estimular a síntese lipídica e a proliferação e diferenciação de sebócitos.

 

Espironolactona

A espironolactona é comumente usada na dermatologia para o tratamento da Acne vulgaris em mulheres devido aos seus efeitos antiandrogênicos.

à Reduz a produção de testosterona;

à Inibe competitivamente os andrógenos (principalmente a testosterona e DHT), nos quais se liga aos receptores de andrógenos na pele;

à Inibe a atividade da 5a-redutase;

à Aumenta a globulina de ligação aos hormônios sexuais.


 

Estudo Comprova

Esse estudo conduzido por Garg et al. (2021) teve como objetivo avaliar o uso da espironolactona no gerenciamento da acne facial e do tronco. Uso desse medicamento começou a ser avaliado em pacientes com acne devido à grande resistência microbiana aos antibióticos.


 

Resultados

Ø  Conforme avaliado pelos escores do Acne Severity Scale, a diminuição da acne na face foi de 75,5%, do tórax foi de 84,0% e do tronco foi de 80,2%;

Ø  Não foram observados efeitos significativos em mulheres que usaram a espironolactona e também faziam uso de contraceptivos orais;

Ø  A maior limitação observada no estudo foi a realização das análises em apenas um único centro.


Conclusão

O uso da espironolactona melhorou os escores que medem a severidade da doença e foi bem tolerada em mulheres adultas com acne. Houve significativa melhora nos escores da acne facial, do tronco e do tórax.

 

Referências bibliográficas

GARG, V. et al. Long-term use of spironolactone for acne in women: A case series of 403 patients. J Am Acad Dermatol. 2021 Jan 9;S0190-9622(21)00090-6. doi: 10.1016/j.jaad.2020.12.071. Online ahead of print.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp