Emblica officinalis Associada ao Tratamento Anti-hipertensivo Padrão

Estudos Científicos
07/jan/2024

Reduz Significativamente a Pressão Arterial Sistólica e Diastólica em Pacientes com Hipertensão Não Controlada


Hipertensão

Benefícios da Emblica officinalis

 

 

A hipertensão é um problema de saúde com alta prevalência tanto em países em desenvolvimento como em países desenvolvidos.


A hipertensão é um importante preditor de morte prematura e incapacidade e desempenha um papel fundamental na mortalidade e morbidade por doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.

 

Emblica officinalis

A Emblica officinalis ou amla (família Euphorbiaceae) é usada para o tratamento de várias doenças na medicina Ayurveda, Unani e Persa. Na perspectiva da medicina persa, a amla é dita cardiotônica porque tem propriedades adstringentes e pode fortalecer o tecido cardíaco.


De acordo com os resultados de uma revisão sistemática, a Emblica officinalis possui efeitos antiaterogênicos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, antioxidantes, antiplaquetários, vasodilatadores e inibidores da deposição de lipídios. Além disso, melhora a função endotelial vascular;


Pesquisadores também relataram o efeito da Emblica officinalis na hipertensão induzida pelo sal DOCA;


Outro estudo comparou o pó de Emblica officinalis com a vitamina C. Uma redução significativa na pressão arterial sistólica e diastólica foi relatada no grupo Emblica officinalis em comparação com outros grupos.

Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, triplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo avaliar os efeitos da combinação de Emblica officinalis e terapia padrão na pressão sistólica (PAS) e pressão diastólica (PAD) em indivíduos com hipertenção não controlada


Resultados

ü  Oitenta e um pacientes (41 no grupo da droga e 40 no grupo do placebo) completaram o estudo;

ü  A PAS diminuiu 15,6±8,23% no grupo 1 e 6,3±7,49% no grupo placebo;

ü  A PAD diminuiu 12,3±7,87% no grupo 1 e 3,88±7,98% no grupo placebo;

ü  Nenhum efeito colateral foi relatado durante o estudo.

 

Conclusão

A terapia combinada de oito semanas de Emblica officinalis e terapia anti-hipertensiva padrão reduziu significativamente a PAS e a PAD em pacientes com hipertensão não-controlada.


Referências bibliográficas

GHAFFARI, S.; NAVABZADEH, M.; ZIAEE, M.; GHOBADI, A. et al. A Randomized, Triple-Blind, Placebo-Controlled, Add-On Clinical Trial to Evaluate the Efficacy of <i>Emblica officinalis</i> in Uncontrolled Hypertension. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2020, p. 8592869, 2020/10/07 2020.









Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp