Eflúvio Telógeno (queda de cabelo) na Era Pós-COVID-19

Estudos Científicos
12/jul/2021

Saiba mais sobre um dos possíveis efeitos que a população deve enfrentar ao sair da pandemia


Algumas semanas atrás participei de uma live com a minha colega Patrícia Elias e falamos de queda de cabelo pós-COVID-19.


Hoje minha sugestão de leitura é uma carta ao Editor do International Journal of Dermatology abordando a realidade do aumento de casos de eflúvio telógeno na nova geração pós-COVID-19.


Os autores citam que durante os últimos meses, a pandemia forçou os países a impor restrições que contribuem para efeitos psicológicos negativos (exaustão emocional, raiva ou irritabilidade e ansiedade). Essas reações psicológicas causam a liberação de neurotransmissores, neuropeptídeos e hormônios específicos que promovem mudanças no ciclo de crescimento do cabelo, estimulando a transição do cabelo da fase anágena para a fase telógena. Como consequência, um número maior de pacientes com eflúvio telógeno tem sido atendido em consultas dermatológicas. Outros pesquisadores relataram uma piora em pacientes previamente diagnosticados com eflúvio telógeno e também foi relatada uma associação de eflúvio telógeno após a infecção por COVID-19.


O o tricograma pode auxiliar no diagnóstico, sendo considerado quando mais de 20% dos fios de cabelo estão em fase telógena.


Os tratamentos envolvem a identificação do fator desencadeante e sua eliminação.


Quando a causa for estudada e o paciente tiver certeza de que o cabelo perdido voltará a crescer, podem ser administrados cremes corticosteroides, minoxidil tópico ou minoxidil oral e alguns autores também consideram o uso de aminoácidos sulfurados, complexo de vitamina B ou peptídeos tópicos.


Os autores concluem que mais estudos incluindo um número maior de pacientes são necessários para explicar a associação e etiopatogenia de eflúvio telógeno e SARS - CoV - 2.


Minha dica é que todos nós da área da saúde tenhamos o bom senso de sempre indicar o melhor profissional para fazer esse diagnóstico importante e evitar a automedicação, que levar a quadros mais agravantes.


Grande abraços a todos e sempre atentos a ajudar quem precisa!

Lucas Portilho


Ocampo-Garza SS, Vastarella M, Nappa P, Cantelli M, Fabbrocini G. Telogen effluvium in the new SARS-CoV-2 era. Int J Dermatol. 2021 Jul;60(7):e265-e266. doi: 10.1111/ijd.15482. Epub 2021 Mar 4. PMID: 33660272; PMCID: PMC8014532.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp