Eficácia da Suplementação de Peptídeos de Colágeno na Pele

Estudos Científicos
01/abr/2024

Promovem Melhora da Qualidade e Aumentam os Níveis Plasmáticos de IGF-1


Colágeno e Pele

Benefícios e Mecanismo de Ação

 

A pele é composta por uma camada externa (epiderme) e uma interna (derme). A epiderme não vascular depende da derme para receber nutrientes. Esse processo fica mais lento com a idade, comprometendo a qualidade das fibras de colágeno. 


O colágeno, que constitui 95% da pele humana, e a elastina são os dois principais componentes da derme. Essas duas fibras funcionam em sinergia para formar a estrutura da pele. O envelhecimento danifica a capacidade elástica da pele e, portanto, promove fragmentação e fragilidade do feixe de colágeno.


A aparência da pele é influenciada pela nutrição, bem como por fatores endógenos e ambientais, incluindo a exposição a produtos químicos, fumo ou radiação ultravioleta. Na derme, os peptídeos de colágeno fornecem aminoácidos para a formação das fibras de colágeno e elastina, além de estimular a produção endógena de novo colágeno, elastina e ácido hialurônico.

 

Hormônio do Crescimento

É um hormônio peptídeo secretado pela glândula pituitária. Para a pele, a deficiência severa do hormônio de crescimento resulta em envelhecimento precoce, além de provocar efeitos indiretos mediados pelo fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1).

 

A secreção do hormônio do crescimento é diminuída com o envelhecimento, sugerindo que as alterações associadas as condições da pele são mediadas, pelo menos em parte, pela diminuição dos níveis do hormônio do crescimento ou pela diminuição associada do IGF-1.

 

Desse modo, estudos anteriores sugerem que as alterações associadas ao envelhecimento das condições da pele podem ser melhoradas através do aumento dos níveis de hormônio de crescimento e/ou IGF-1.


Estudo Comprova

Este estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo foi conduzido para avaliar os efeitos da suplementação de peptídeos de colágeno e ornitina na melhora das condições da pele através do hormônio do crescimento plasmático e/ou fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1).


Resultados

ü  A perda de água transepidermal reduziu significativamente no grupo 1 se comparado ao grupo 2;

ü  Após oito semanas de tratamento, o grupo 1 demonstrou um aumento na elasticidade da pele (0,766 ± 0,07 no início do estudo para 0,784 ± 0,07) se comparado ao grupo 2 (0,818 ± 0,05 no ínicio do estudo para 0.779 ± 0.06), que apresentou uma significativa redução;

ü  Foi observado uma diferença nos níveis plasmáticos do hormônio do crescimento no grupo 1 quando comparado ao grupo 2;

ü  Houve um aumento estatisticamente significativo nos níveis de IGF-1 apenas no grupo 1.


Conclusão

Em suma, os resultados sugerem uma possibilidade para o uso de Peptídeos de Colágeno e Ornitina para melhorar as condições da pele, aumentando os níveis plasmáticos de IGF-1.


Referências bibliográficas

ITO, N.; SEKI, S.; UEDA, F. Effects of Composite Supplement Containing Collagen Peptide and Ornithine on Skin Conditions and Plasma IGF-1 Levels-A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Mar Drugs, v. 16, n. 12, Dec 3 2018. ISSN 1660-3397


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp