Eficácia da Hidroxicloroquina Oral em Pacientes com Rosácea

Estudos Científicos
14/abr/2022

Promove Melhora Significativa dos Parâmetros Avaliados

Rosácea

Benefícios e Mecanismos da Hidroxicloroquina

 

A rosácea é uma dermatose inflamatória de caráter crônico que acomete algumas áreas faciais, como queixo, nariz, testa e bochechas. A prevalência da rosácea é de 2% a 22% entre a população.

 

Patogênese da Rosácea

Embora a fisiopatologia da rosácea seja complexa e pouco esclarecida, diversos estudos consideram a desregulação do sistema imune como fator chave na patogênese da rosácea.


Hidroxicloroquina

A hidroxicloroquina (HCQ), aprovada em 1955 pelo FDA para lúpus, é frequentemente usada por pacientes com doenças autoimunes sistêmicas e é considerada segura na gravidez.


 

Formulações para Pacientes com Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA é caracterizada pelo acúmulo de placas amiloides e pelo dano cognitivo nos indivíduos acometidos. Dados recentes sugerem que o processo inflamatório apresenta importante papel no desenvolvimento e na progressão da DA. É uma doença cerebral progressiva e fatal, associada à redução da capacidade cognitiva e à perda de memória.

BAIXE agora o E-book gratuito!

Preencha o formulário abaixo para fazer download do material

Ao baixar este material você concorda com nossas Políticas de privacidade
A Consulfarma solicita sua coleta de dados para identificação do usuário com a finalidade de entrarmos em contato para fornecermos mais detalhes relacionados ao tema do material gratuito, com base-legal por legítimo interesse conforme a nova lei LGPD. Estes dados não serão utilizados para envio de SPAM.



Estudo Comprova

Hidroxicloroquina é Segura e Promove Melhora Significativa da Rosácea

 

Esse estudo piloto, multicêntrico, randomizado e duplo-cego teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança da hidroxicloroquina no tratamento da rosácea (WANG; YUAN; HUANG; TANG et al., 2020).


Resultados:

ü  Na semana 4, os dois grupos (1 e 2) tiveram melhora similar em pápulas e eritema, mas a análise de não-inferioridade foi inconclusiva;

ü  Ao final de 8 semanas, a diferença nos escores Rosacea-specific Quality of Life (RosaQoL) no grupo 1 não foi inferior ao grupo 2;

ü  A taxa de melhora excelente (escores do Clinician’s Erythema Assessment [CEA] como “claro” ou “quase claro”), no grupo hidroxicloroquina foi limítrofe não inferior ao do grupo doxiciclina (78,57% vs. 70%);

ü  A proporção de pacientes com eventos adversos foi baixa e semelhante entre os dois grupos (grupo 1: 28,5% vs. grupo 2: 33,3%). Apenas um paciente do grupo doxiciclina interrompeu o tratamento devido a um evento adverso grave (trombocitopenia).


Conclusão:

Esse estudo sugeriu que a hidroxicloroquina pode promover melhora significativa da rosácea e é geralmente segura.


Referências

WANG, B.; YUAN, X.; HUANG, X.; TANG, Y. et al. Efficacy and safety of hydroxychloroquine for treatment of patients with rosacea: a multi-center, randomized, double-blind, double-dummy, pilot study. J Am Acad Dermatol, May 18 2020.

17º Congresso Consulfarma

Estão abertas as inscrições para o maior evento magistral do mundo!

Programação disponível!

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Compartilhe este Post
Consulfarma Ads
Copyright © 2022 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade