Duloxetina na Fibromialgia

Estudos Científicos
05/abr/2022

Ação Significativa na Diminuição da Dor


Duloxetina Usado no Manejo da Fibromialgia

Opção em Pacientes que Não Respondem a outros Tratamentos

 

A fibromialgia é uma síndrome dolorosa musculoesquelética não inflamatória de causa desconhecida. A dor é difusa, com múltiplos pontos dolorosos que são amplamente e simetricamente distribuídos pelo corpo e que persistem por mais de três meses.


Além disso, é acompanhada de fadiga crônica, disfunção cognitiva, distúrbios do sono, rigidez matinal, ansiedade e depressão.


Diversos medicamentos aprovados são utilizados para o tratamento da FM, no entanto, revisões recentes sugerem que eles não oferecem melhora substancial dos sintomas para a maioria dos indivíduos.


Opções de Tratamento

Atualmente não existe cura para a fibromialgia e os tratamentos disponíveis são meramente sintomáticos, sendo utilizados: analgésicos, antidepressivos, antiepiléticos, anti-inflamatórios não esteroidais e hipnóticos.

 

Duloxetina

A duloxetina é um inibidor seletivo da recaptação de serotonina e norepinefrina (ISRSN) na fenda sináptica. Estudos têm demonstrado que a duloxetina age indiretamente reduzindo o número de receptores de 5-HT na medula espinhal. A duloxetina bloqueia canais de sódio, atuando como fármaco analgésico através de vias locais tanto como sistêmica,s e tem se mostrado eficaz no tratamento de dor crônica.




Estudo Comprova:

Uso de Duloxetina em Pacientes com Fibromialgia

 

Esse estudo aberto e randomizado teve como objetivo comparar a segurança e eficácia de duloxetina e pregabalina no tratamento da fibromialgia.


Resultados:

-Entre as escalas, apenas os escores de Widespread Pain Index (WPI) melhoraram com diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos de tratamento, favorecendo duloxetina (diferença média na pontuação -2,32);


- A taxa de abandono e incidência cumulativa de náusea foi significativamente maior no grupo duloxetina em comparação com o grupo pregabalina.


Conclusão:

A Duloxetina apresentou maior eficácia, comparada à pregabalina, no tratamento da dor em pacientes com fibromialgia.


Referências

BIDARI, A.  et al. Comparing duloxetine and pregabalin for treatment of pain and depression in women with fibromyalgia: an open-label randomized clinical trial. Daru, v. 27, n. 1, p. 149-158, Jun 2019. ISSN 1560-8115.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp