Dicionário do Marketing Digital

Gestão e Marketing
22/jan/2021

Termos comuns no Marketing


Para farmácias magistrais e prescritores integrarem sua comunicação e facilitarem sua comunicação com agências de comunicação, especialistas na área ou simplesmente para aprenderem mais J

Este é um guia para te explicar o significado dos termos mais comuns.

 

Sobre ferramentas

Business Manager ou Gerenciador de Negócios

Ferramenta do Facebook para controlar contas de anúncios, catálogo de produtos, seus anúncios, pixels (rastreador de usuários que integram seu site aos anúncios), administrar usuários que podem ter acesso às suas contas de anúncios. Atua para administrar não só suas páginas do Facebook em si, como também Instagram.

 

Gerenciador de Anúncios

Fica dentro do seu Gerenciador de Negócios do Facebook. Nessa ferramenta, você veicula, rastreia e administra suas campanhas, seja pelo próprio Facebook, Instagram, Audience Netword, Messeger e outras integrações que podem ser possíveis pelo Gerenciador com o tempo.

 

Sobre termos gerais do Marketing

B2B

Bussines to Business – Faz referência à forma de trabalho de empresas vendendo para empresas. Por exemplo: a Consulfarma é um negócio B2B, pois se trata de uma empresa que não vende diretamente ao público-final (pessoas físicas), mas sim CNPJs (empresas). Fornecedores de matéria-prima e agências de comunicação também são negócios B2B, por atenderem.

 

B2C

Bussiness to Consumer – Faz referência à forma de trabalho em que empresas vendem para consumidores, pessoas físicas, o público-final. A farmácia de manipulação por exemplo, é um negócio B2C. Um médico, é um profissional B2C.

 

ADS

Faz referências a “Adwords”. Pode se referir tanto ao Google Adwords, que gerencia não só anúncios pela Google como também Youtube e abre espaço para outras ferramentas de publicidade online, como também pode se referir a um anúncio em si (como se fosse o apelido do termo “anúncio”).

 

Sobre lançamento de produtos digitais

Página de Vendas ou VV

Página web construída especificadamente para o lançamento de um produto digital, feita para ser desenvolvida com a técnica de redação chamada Copywriting. Pode conter vídeo ou não. Existem empresas que trabalham com até 6 páginas de vendas, onde o usuário avança de uma página para a outra. Mas os modelos mais comuns, são de apenas 1 página. Quanto mais desconhecida uma empresa anunciante for, e mais precisar convencer o público do seu produto, mais páginas a estrutura da VV pode conter na estratégia de lançamento.

 

Vídeo de Vendas

Vídeo que pode conter de 3 a 10 minutos construído também em base à redação chamada de Copywriting, e entra unicamente nas páginas de vendas. É diferente de vídeo de conteúdos, vídeos para canais ou mesmo vídeo para anúncios. Menciona dores do tipo de usuário que quer atingir, coloca a autoridade do vídeo no lugar do público para gerar empatia, apresenta soluções e mostra prova social antes de apresentar o produto.

 

Tripwire

Produto-isca, que pode ser vendido de 4 reais a R$29,90 no meio digital. Pode ser um podcast, uma aula, um e-book, ou outro material simples que tenha relação com o produto que quer vender um dia. Ele não é oferecido gratuitamente como bônus para gerar valorização do produto, e também ajudar o anunciante a arrecadar dinheiro. Sua estratégia como “isca” (arrecadar lista de contatos interessados naquele produto) funciona. Por exemplo: uma farmácia que deseja vender uma lista de dermocosméticos pode anunciar como tripwire sua aula sobre como o público-leigo pode descobrir o tempo de velocidade do envelhecimento de sua pele, por exemplo, pois não é técnica (já que visa atrair consumidores do produto, e não prescritores profissionais), e ao mesmo tempo o tema causa curiosidade.

 

Front-end

É o primeiro produto a ser vendido em uma oferta de lançamento de produtos digitais. Como se fosse a “boca do funil”: o primeiro produto a ser ofertado logo após o Tripwire.

 

Upsell

Nem todas as empresas utilizam, mas algumas logo após a compra online do primeiro produto ser fechada, direcionam o usuário automaticamente para uma segunda oferta: esse produto é o Upsell. Tende a ser mais caro do que o primeiro produto, e conversão acima de 3% é muito positiva.

 

Back-end

É parecido com o produto Upsell, porém não é oferecido logo após a compra do front-end, e sim dias ou semanas após a compra acontecer (do produto front-end). Para isso, é preciso avaliar o tempo de consumo do primeiro produto, de forma que a oferta do back-end já seja programada pelo estrategista de marketing.

 

 

One-click-upsell ou OCU

É a técnica de compra automática, para que em apenas um clique, o usuário adicione um segundo produto no cartão de crédito ou valor do boleto.

 

Order Bump

Técnica de vendas em que o usuário na compra de um produto online, pode assinar entre opções se deseja mais algum adicional. Pode dar certo com, no máximo, dois produtos-extra ofertados no momento da compra, e mais baratos do que o produto principal escolhido pelo cliente. Pode aparecer na área do check-out (momento de passar cartão ou emitir boleto).

 

Lead e Prospect

Lead é um potencial cliente. Pode ser um usuário que acessa o seu site, uma pessoa que entra em contato pelas redes sócias, alguém que telefona e se pode retomar o contato depois.

Prospect é um tipo de lead: são pessoas que, ao invés de procurarem pela sua empresa, elas são procuradas pela mesma. São prospectadas, e daí vem o nome. É o potencial de público que você pode atingir.

 

Persona

Caracterização e personificação do seu público-alvo, como um avatar que você imagina e desenvolve para humanizar e otimizar sua estratégia de comunicação. Assim, pode se anunciando para uma pessoa, ao invés de várias.

 

Funil

Pode ser um funil de e-mails, de páginas de venda ou mesmo ordem de apresentação de anúncio. Trata-se de uma sequência, uma escala, uma ordem de comunicação a ser passada a determinado lead com o objetivo de prepará-lo para o momento da compra através de familiarização com sua empresa, desenvolvimento do desejo de um produto ou conhecimento de algum problema que não imaginava ter (sendo a solução, é claro, o seu produto).

 

CTA

Call to Action. É uma chamada para uma tomada de decisão. Pode ser um botão de compra, ou uma chamada para ação em vídeo/texto como “clique aqui e saiba mais”, ou “compre agora para aproveitar”, entre outras.

 

Tráfego e Performance

Nova profissão que surgiu como um avanço do Social Media. Este é o profissional especializado em Gerenciador de Negócios e de Anúncios. Costuma ter perfil analítico, pois é muito direcionado para métricas e análise/estratégia de anúncios, mas também precisa ser criativo para criar CTAs que funcionam e anúncios que convertam. Enquanto o social media é focado no conteúdo das suas redes sociais e interação com o público, o Tráfego e Performance atua nos bastidores (o que não aparece no seu feed/stories... Mas será anunciado!).

 

Copywriting

Técnica de escrita persuasiva que foca nos maiores diferenciais do seu produto, procura quebrar objeções do público-alvo, apresenta provas sociais de que um produto funciona, entre outras táticas para convencimento da audiência. Ela tem várias estruturas diferentes e pode ser aplicada de diversas formas, seja através de vídeos, chamadas, textos curtos ou longos, páginas de venda, entre outras. Não é a mesma coisa que redação publicitária ou redação de conteúdo, por ser uma técnica de persuasão nova no mercado digital. É preciso garantir que seu copywriter zele pela ética na comunicação, para não tornar a redação criativa e convincente em uma “propaganda enganosa”.

 

Marketer

Profissional responsável por todo marketing como um todo. Pode ser uma mistura de designer gráfico com social media, como uma mistura de social media com tráfego e performance, e ainda estrategista e copywriter. É um profissional que pode englobar várias funções de marketing, mas sem ter aprofundamento especializado em uma delas. Em algumas agências de marketing digital, Marketer é a mesma coisa que o especialista de Tráfego e Performance.

 

SEO

Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas que visa posicionar uma página em todas as pesquisas Google ou de outros buscadores. Por exemplo: quando alguém procura por “farmácia de manipulação”, “consultório”, “formulação”, a ideia seria que o SEO do seu site te ajudasse a estar no topo das respostas de busca, se estas forem palavras-chave que você deseja relacionar sua empresa.

 

Importante: termos do Gerenciador de Anúncios

Look-alike

Público que se assemelha a algum que você já trabalha. Por exemplo: você anuncia para homens de 30-55 anos de idade determinado produto, e gostaria de expandir, encontrar outros homens que tenham os mesmos padrões demográficos e de interesses na sua região.

O look-alike irá procurar por essas pessoas semelhantes no Gerenciador de Anúncios, por serem mais propensas a comprar um novo produto seu: essa técnica é ótima para testar de um produto/anúncio vai dar certo com o seu público, sem que você precise gastar toda a verba ou queimar a sua ideia da comunicação para validar a estratégia.

Logo, look-alike são “leads de teste”.

 

ROI

Retorno Sob Investimento. É a diferença líquida entre o quanto você investiu em uma estratégia de marketing, em comparação ao quanto ela retornou. Por exemplo: se foi investido 5 mil reais em uma ação, que retornou 15 mil para sua empresa, seu ROI é de 10 mil reais.

 

ROAS

Return on Advertising Spend. É a mesma coisa que ROI, contudo, fala unicamente do retorno dos anúncios. Normalmente, um excelente ROAS traz 100% de retorno (ou seja, a cada 30 reais investidos por dia, a campanha retorna 60, cobrindo o investimento e ainda te trazendo mais 30 reais).

 

CAC

Custo de Aquisição de Clientes. Importante para se saber o quanto de uma estratégia de marketing é investido, pensando em conquistar um novo público.

 

CPC

Custo por Clique: o quanto sua empresa paga toda vez que um usuário clica nos seus anúncios. Métrica muito comum no gerenciador de anúncios. Para produtos anunciados acima de 150 reais, o ideal é que seu CPC seja de até R$1,59. Para produtos mais baratos, o ideal é menos do que R$1,59.

 

CPM

Custo por Mil: o quanto sua empresa paga a cada vez que mil usuários visualizam a sua campanha. Faz sentido observar esta métrica, se o objetivo do seu anúncio é somente ser visto para relembrar sua empresa, ao invés de receber cliques.

 

CPA

Custo por Aquisição: custo médio por venda do seu produto ou aquisição.

 

CTR

Click Through Rate. Taxa de cliques do seu anúncio, que estipula quantas pessoas o visualizaram versus quantas clicaram nele. Se o CTR de qualquer anúncio seu for menor do que 2%, ele deve ser interrompido, pois a conversão não está satisfatória.

 

CPV

Custo dos Produtos Vendidos. Ideal para entender o quanto você gastou na produção de cada produto, indo além da análise do quanto gastou veiculando anúncios.

 

CRM

Customer Relationship Management. É o gerenciamento de relacionamento com o cliente. Pode ser uma prática na sua empresa cuidada por um gestor de relacionamento e pós-venda por exemplo, ou mesmo pode ser uma ferramenta digital contratada para te ajudar a gerir seus leads.

Autor(a)

Gabriela Rodrigues
Gabriela Rodrigues
Gerente de Marketing

Empreendedora, Head de Projetos e Comunicação

Empreendedora e parceira em infoeditora do mercado digital, atuando como Head de Projetos. Também é atual Gerente Sênior de Comunicação da Consulfarma, palestrante e consultora. Publicitária com experiência em marketing digital e lançamento de produtos, iniciou sua carreira como redatora, tornou-se Coordenadora de Comunicação em uma agência especializada em produtos digitais, até regressar à Consulfarma e se associar ao mercado digital. Autora de ficção em projeto paralelo à carreira. Cursa Master in Business Administration de Marketing na USP (Universidade de São Paulo) e traz como propósito a ajudar as empresas a tirarem suas ideias do papel e desenvolver projetos.


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