Dermocosméticos na Acne

Estudos Científicos
17/ago/2023

Reduzem o Tamanho dos Poros, Equilibram o Microbioma Cutâneo e Controlam as Lesões Acneicas


Acne

Patogênese, Aspecto Clínico e Tratamentos Convencionais

 

A acne vulgar é um distúrbio que ocorre na unidade pilossebácea, podendo estar acompanhada de cicatrizes e baixa autoestima e, portanto, pode provocar depressão e diminuir a qualidade de vida.



Aspectos Clínicos:

A produção de sebo é aumentada em pacientes com acne, embora não haja diferença na qualidade entre o sebo de pacientes com e sem acne. A redução na produção de sebo melhora a acne.


A ruptura do comedão resulta em inflamação, que é um fator potencial na produção de lesões. Este processo parece ser aumentado pela estimulação androgênica.


Propionibacterium acnes está presente em um número significativo de pacientes com lesões mais graves da acne e contribui para o processo de inflamação.


O estresse parece desempenhar um papel na patogênese da acne.


Tratamento Convencional:

Diversos agentes são usados para o tratamento da acne, por exemplo, retinoides, antibióticos, ácido benzoico, ácido azelaico e hormônios. No entanto, promovem alguns efeitos colaterais, às vezes graves.



Estudo Comprova

Um estudo de revisão conduzido por Conforti et al. (2020) teve como objetivo avaliar a importância da escolha dos dermocosméticos utilizados no tratamento das peles com tendência a acne.


Resultados e Conclusão

A escolha correta do uso de dermocosméticos tópicos são fundamentais no manejo de pacientes com acne. O uso diário de hidratantes, a higienização da pele e o uso de filtros solares podem reduzir a contagem de lesões inflamatórias e não-inflamatórias da acne. Esse procedimento pode ser útil para o tratamento da acne se combinado com medicamentos específicos. 


Referências bibliográficas

CONFORTI C. et al. Topical dermocosmetics and acne vulgaris. Dermatol Ther. 2020 Oct 20;e14436. doi: 10.1111/dth.14436. Online ahead of print.

 








Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp