Dermatite Atópica

Estudos Científicos
03/jan/2023

Creme de Aveia Coloidal Melhora o Microbioma Cutâneo e a Função Barreira da Pele


Dermatite Atópica

Relação entre Staphylococcus aureus e Dermatite Atópica

 

A dermatite atópica (DA) é a forma mais comum de eczema sendo caracterizado por pele seca, escamosa, coceira, inflamação e com um microbioma disbiótico. Embora a doença se manifeste mais comumente em bebes e crianças, pode persistir ao longo da vida afetando negativamente na fase adulta.  As manifestações e sintomas da doença, como lesões de pele e coceira intensa, podem ter um efeito negativo na qualidade de vida, incluindo distúrbios do sono, sofrimento psicológico, interferência nas atividades diárias e isolamento social.


Relação Entre Staphylococcus aureus e Dermatite Atópica

A pele saudável está associada a um pH superficial médio <5,0, o que dá suporte à flora residente protetora e ajuda a manter a função de barreira da pele intacta. Pacientes com DA têm uma barreira cutânea desequilibrada que pode resultar no aumento do pH e da perda de água transepidérmica (TEWL), e diminuição da hidratação da pele.

 

O pH elevado pode facilitar a proliferação de bactérias patogênicas, como Staphylococcus aureus (S. aureus). A DA está associada à diminuição da diversidade do microbioma da pele e aumento da colonização por S. aureus


 



Estudo Comprova

Creme de Aveia Coloidal Melhora o Microbioma Cutâneo, Função Barreira e Hidratação da Pele

 

Um estudo conduzido por Kimberly Capone et al. (2020) teve como objetivo comparar os efeitos do creme com aveia coloidal e um hidratante comum na melhora do microbioma e pH da pele, hidratação e função barreira cutânea em pacientes com eczema moderado. 


Resultados:

ü  No final do tratamento, o creme que continha aveia coloidal reduziu as pontuações médias do de Eczema Area Severity Index e do Atopic Dermatitis Severity Index em 51% e 54%, respectivamente;

ü  Ao contrário do tratamento com o hidratante padrão, o tratamento com o creme para aveia coloidal foi associado a tendências de menor prevalência de espécies de Staphylococcus e maior diversidade de microbioma nos locais das lesões;

ü  Além disso, melhorou significativamente o pH da pele a função barreira e a hidratação cutânea desde o início até o dia 14, enquanto o hidratante padrão melhorou a hidratação. 

 

Conclusão:

Os resultados demonstram que os produtos tópicos podem ter efeitos diferentes nas propriedades de barreira da pele e no microbioma. No entanto, o uso de um creme de aveia coloidal melhora a composição do microbioma e repara significativamente os defeitos da barreira cutânea.


Referência:

Kimberly Capone, Frank Kirchner, Shifra Liba Klein, Neena K Tierney Effects of Colloidal Oatmeal Topical Atopic Dermatitis Cream on Skin Microbiome and Skin Barrier Properties J Drugs Dermatol. 2020 May 1;19(5):524-531.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp