Curcumina Biodisponível em Praticantes de Atividades Físicas

Estudos Científicos
27/jun/2023

Reduz a Dor de Início Tardio Associada à Prática dos Exercícios


Uso da Curcumina em Praticantes de Atividades Físicas

Auxilia na Diminuição da Dor e do Tempo de Recuperação

 

A dor muscular de início tardio (DOMS) é um processo multifatorial associado a dor muscular, rigidez, edema, sensibilidade, cinemática articular alterada, fibra muscular ruptura, lesão aguda do tecido e diminuição da força. A DOMS ocorre depois um exercício vigoroso ou em pessoas sedentárias, que também estão relacionados à ruptura do sarcômero e a resposta inflamatória.

 

Curcumina

Intervenções nutricionais com antioxidantes e anti-inflamatórios são relevantes para a redução da DOMS, especificamente a suplementação de compostos bioativos. A curcumina tem surgido como um importante suplemento para o gerenciamento da DOMS.


Esse fitoterápico tem uma ampla gama de atividades incluindo, antimicrobiana, anticâncer, anti-inflamatória, antioxidante, radioproteção, cardioproteção e propriedades neuroprotetoras. Porém, a aplicação da curcumina tem sido restrita devido à sua baixa solubilidade, reduzida absorção, baixa disponibilidade, rápida eliminação e alterações metabólicas.


Cureit – Forma Biodisponível da Curcumina

Cureit é a curcumina biodisponível e altamente bioeficiente feita por uma tecnologia de “Sandwich Polar Non-Polar” patenteada (PNS) em que a curcumina é inserida na matriz de cúrcuma natural.

 

Através dessa tecnologia, a biodisponibilidade da curcumina é aumentada em função da constituição da matriz do açafrão em fibras dietéticas e proteínas solúveis em água. Estudos têm demonstrado que o tempo e a taxa de absorção do Cureit são mais eficientes comparados às curcuminas encapsuladas com óleo ou fosfolipídeos. A tecnologia PNS facilita a absorção através das paredes do intestino.

 

Cureit, em função de seu processo de obtenção, oferece não só curcuminoides, mas também, turmerina 5-kd-peptídeo, sesquiterpenos, polissacarídeos ácidos e 2,6% de fibra dietética solúvel, sendo considerado um insumo terapêutico eficaz e altamente biodisponível. A tecnologia empregada na obtenção do Cureit foi desenvolvida para garantir uma melhor biodisponibilidade da cúrcuma, sendo caracterizada como eficaz e potencial em função de suas propriedades físico-químicas naturais, contribuindo para a facilidade na absorção a nível intestinal do produto.



Estudo Demonstra

Um estudo publicado em 2020 no periódico internacional Journal of Medicinal Food teve como objetivo avaliar os efeitos do Cureit – uma forma biodisponível da curcumina – que pode diminuir a inflamação e o estresse oxidativo no músculo esquelético induzidos pele exercício contínuo.


Resultados:

-  Os resultados do estudo mostram que o consumo do Cureit significativamente reduziu a dor muscular de início tardio (DOMS);

- Os valores de creatinina quinase foram ligeiramente reduzidos e os valores de VO2 máximo foramligeiramente aumentados em comparação com o placebo.


Conclusão

A administração de Cureit melhorou a recuperação e reduziu a DOMS sem apresentar efeitos colaterais. O Cureit aumenta os efeitos da curcumina por ser uma forma mais biodisponível dessa substância.


 Referências bibliográficas

AMALRAJ, A. et al. The Effects of Bioavailable Curcumin (Cureit) on Delayed Onset Muscle Soreness Induced By Eccentric Continuous Exercise: A Randomized, Placebo-Controlled, Double-Blind Clinical Study. J Med Food. 2020 May;23(5):545-553. doi: 10.1089/jmf.2019.4533. Epub 2020 Feb 28.


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp