Creme para a Dermatite de Fraldas

Estudos Científicos
09/jan/2024

Abordagem Promissora na Melhora do Eritema


Dermatite de Fraldas

Características da Pele do Bebê

 

 

A dermatite das fraldas, ou dermatite de contato, também conhecida como assaduras, é uma reação inflamatória aguda, independentemente da causa, da área coberta pela fralda, como nádegas, áreas perianais, genitais, parte interna das coxas e cintura. 

 

Sua fisiopatologia é complexa e multifatorial. Resulta da interação de múltiplos fatores como: o aumento da umidade, pH elevado, enzimas fecais e micro-organismos que se desenvolvem pela condição ideal proporcionada pela oclusão. Ocorre ainda irritação pela limpeza e principalmente pela utilização de lenços úmidos contendo álcool ou sabões com pH alcalino e todos estes fatores levam à quebra da função de barreira cutânea o que permite que a lesão se estabeleça.

 

Os produtos cosméticos para reparo da barreira cutânea tópica são o tratamento básico para curar e/ou prevenir a doença.


Além disso, a pele das crianças apresenta uma diminuição da espessura do estrato córneo, o que implica em uma maior suscetibilidade a agentes externos, maior perda de água transepidermal (TEWL) e maior penetração cutânea (toxicidade sistêmica).

 

Importância de Hidratação da Pele do Bebê

®    Para os bebês é indispensável o uso de cremes de barreira, visando reduzir o contato da pele com substâncias irritantes, principalmente fezes e urina;

®    O uso de hidratantes em crianças com predisposição a pele seca pode melhorar a sua condição de pele e manter a integridade da barreira cutânea durante a sua aplicação diária


Estudo Comprova

Esse estudo prospectivo e aberto conduzido por (Dall'Oglio et al., 2021) teve como objetivo avaliar a eficácia e tolerabilidade de um creme para reparo da barreira cutânea na dermatite de contato.


Resultados

ü  Aos 15 dias, uma redução da avaliação clínica do eritema (CEA) da linha de base foi observada (média de 3,2 ± 0,8 a 2,5 ± 0,3; <0,06), que embora não significativa, mostrou uma melhora progressiva significativa em 30 dias (média de 3,2 ± 0,8 a 1,1 ± 0,9; <0,0001) sem diferenças de idade.

ü  Além disso, o IGA mostrou excelente resposta em 2 casos (10%), moderada em 7 casos (35%) e leve em 11 casos (55%).

 

Conclusão

Os resultados desse estudo indicam que o creme pode representar uma abordagem promissora na melhora da dermatite de contato.


Referências bibliográficas

DALL'OGLIO, F. et al. A novel treatment of diaper dermatitis in children and adults. J Cosmet Dermatol. 2021 Apr;20 Suppl 1(Suppl 1):1-4. doi: 10.1111/jocd.14091.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp