Creme de Oximetazolina no Eritema Facial Persistente

Estudos Científicos
15/ago/2023

Eficácia Clínica na Redução do Eritema em Pacientes com Rosácea


Rosácea

Eficácia da Oximetazolina

 

 

O cloridrato de oximetazolina 1% é aprovada pelo Food and Drug Administration dos Estados Unidos para o tratamento tópico de Eritema Facial Persistente (EFP), associado à rosácea em adultos. 


A oximetazolina é um agonista do adrenoceptor a1A que causa vasoconstrição cutânea por ativação pós-sináptica dos adrenoceptores a1A., proporcionando redução do Eritema.


As evidências de modelos pré-clínicos também sugerem que os agonistas dos receptores a-adrenérgicos podem ter outros efeitos além da vasoconstrição:

 

ü  Efeitos anti-inflamatórios: promovem redução da produção de citocinas pró-inflamatórias, modulação do ácido araquidônico e da atividade da proteína derivada do ácido araquidônico, redução da capacidade de estimulação das células T, das células dendríticas e inibição da atividade de explosão respiratória;

ü  Efeitos imunológicos: ativação e proliferação de células T, infiltração de mastócitos, respostas de anticorpos, sinalização de proteína de choque térmico e sinalização de via de proteína quinase ativada por mitogênio;

ü  Neovascularização: expressão reduzida do fator de crescimento endotelial vascular.

 

Evidências sobre a Oximetazolina

A aplicação tópica de solução de cloridrato de oximetazolina 0,05% uma vez ao dia melhorou o EFP, ardência/queimação e rubor episódico experimentado por dois pacientes com rosácea eritematotelangiectática resistente ao tratamento. Os efeitos do tratamento foram mantidos até as últimas visitas de acompanhamento para cada paciente, que foram oito e 17 meses após o início do tratamento, respectivamente. Nenhum paciente apresentou efeitos adversos ou retorno dos sintomas durante esse período.



Estudo Comprova

Esse estudo de revisão teve ccomo objetivo avaliar a eficácia do creme tópico de oximetazolina no eritema facial persistente em pacientes com rosácea.


Resultados

ü  O creme de cloridrato de oximetazolina 1% é um agonista dos receptores adrenérgicos a1A aprovado para o tratamento do eritema facial persistente associado à rosácea;

ü  Em um estudo, proporções significativamente maiores de pacientes que receberam oximetazolina vs. veículo alcançaram pelo menos uma melhora de dois graus desde a linha de base tanto no Clinician Erythema Assessment (CEA) quanto no Subject Self-assessment for Rosacea Facial Redness (SSA) em três, seis, nove e 12 horas pós-tratamento e no geral no Dia 29 (todos p <0,05);

ü  Proporções crescentes de pacientes alcançaram pelo menos uma melhora de dois graus da linha de base tanto no CEA quanto no SSA ao longo do estudo;

ü  Em outro estudo, todos os pacientes demonstraram melhorias da linha de base no CEA durante o estudo; 90,7% dos pacientes demonstraram melhorias da linha de base no CEA seis horas após o tratamento no Dia 56.

 

Conclusão

A revisão da literatura disponível sugere que o creme de oximetazolina é bem tolerado, seguro e eficaz para o tratamento do eritema facial persistente na rosácea e é um componente importante dos regimes de tratamento de combinação, que provavelmente se tornarão o padrão de tratamento para a rosácea no futuro.


Referências bibliográficas

NIREN, N. M.; TOROK, H. M. The Nicomide Improvement in Clinical Outcomes Study (NICOS): results of an 8-week trial. Cutis, 77, n. 1 Suppl, p. 17-28, Jan 2006.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp