Composto Nutricional em Homens com Infertilidade Idiopática

Estudos Científicos
08/jan/2024

Promove Normalização do Espermograma e Aumenta as Taxas de Gravidez


Infertilidade Masculina Idiopática

Benefícios do Composto Nutricional na Disfunção

 

Acredita-se que cerca de metade dos casais sem filhos que sofrem de infertilidade não engravidam devido a um fator masculino.


Devido à natureza “idiopática” da doença, não existem tratamentos baseados em evidências para o IMI, e a maioria dos esforços terapêuticos se baseia em uma abordagem empírica.

 

Composto Nutricional

Diversos estudos demonstraram os diferentes benefícios dos nutrientes no tratamento de IMI e na melhora dos testes de esperma.

 

A l-carnitina e a l-acetil-carnitina são duas formas de uma substância que, quando presente na dieta, se acumula especificamente no lúmen epididimal em homens com IMI e valores anormais de espermatozoides.

 

A l-carnitina e a l-acetil-carnitina aumentou a concentração de espermatozoides, a motilidade total e progressiva dos espermatozoides e normalizou a morfologia celular com um efeito mais pronunciado em homens com valores mais baixos no espermograma basal.


Estudo Comprova

Um estudo clínico multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, prospectivo e paralelo, conduzido por Kopets romanos et al. (2020), teve como objetivo avaliar a influência de um composto nutricional sobre os parâmetros do esperma e as taxas de gravidez na infertilidade masculina idiopática (IMI) com oligo-, asteno- e teratozoospermia.


Resultados

ü  No mês 4, no grupo 1 os pacientes com espermiogramas normais superaram os do placebo (29/42, 69,0% vs. 9/41, 22,0%, respectivamente, P <0,001);

ü  No mês 4, a diferença na normalização do espermiograma foi de 47,0%;

ü  Nos meses 2 e 4, todos os valores dos espermiogramas avaliados foram melhores no grupo 1;

ü  A porcentagem de gestações espontâneas no grupo 1 foi maior do que no grupo placebo (10/42, 23,8% vs. 2/41, 4,9%, respectivamente, P = 0,017).

 

Conclusão

Os resultados demonstram que o composto nutricional pode melhorar a qualidade do esperma em homens com IMI e aumentar as taxas de gravidez.


Referências bibliográficas

KOPETS, R.; KUIBIDA, I.; CHERNYAVSKA, I.; CHEREPANYN, V. et al. Dietary supplementation with a novel l-carnitine multi-micronutrient in idiopathic male subfertility involving oligo-, astheno-, teratozoospermia: A randomized clinical study. Andrology, Apr 24 2020.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp