Como potencializar os resultados da visitação ao prescritor

Gestão e Marketing
25/abr/2018

Para ter sucesso neste método, o visitador precisa de simpatia, conteúdo e credibilidade


São poucos os que fazem visitas médicas, e dos que fazem, nem todos têm o retorno esperado. Um dos motivos que dificultam esse êxito é o relacionamento já estabelecido entre os médicos e outras farmácias mais antigas. O que resta fazer? Não se preocupe, esse problema não atinge apenas você, e a resposta para os seus problemas está aqui.

A visitação não é tão simples quanto parece e não se limita a uma apresentação dos produtos. Prova disso é que menos de dez por cento das farmácias de manipulação fazem visitação. É possível sobreviver sem a visitação, situação da maioria do mercado, mas se for traçada a estratégia correta, essa ferramenta certamente trará resultados. A grande vantagem é poder contar com os prescritores, afinal, eles vão encaminhar a demanda diretamente para o seu estabelecimento.

Listamos a seguir os três erros mais comuns da farmácia ao fazer as visitas. Dê uma olhada.

 

1) O visitador

A visita nada mais é do que um relacionamento, mas além disso, o visitador tem como obrigação se colocar como suporte científico do médico, e desta maneira, estabelecer uma relação de confiança com ele. Isso aumenta as chances de converter receitas para a farmácia.

Não há obrigação de ser farmacêutico de formação para fazer as visitações, mas é necessário muito estudo, experiência e simpatia para explicar, dar o suporte ao prescritor e ter propriedade na fala. A habilidade de comunicação deve ser um dos fortes deste visitador, afinal, tudo precisa estar na ponta da língua: mecanismos de ação, estudos, custo-benefício e principais diferenciais do ativo perante os concorrentes.

 

2) O material

Na visitação, um dos maiores erros é querer expor os produtos do próprio fornecedor ao invés de divulgar algo personalizado. Essa prática não fortalece a sua marca, mas sim a do fornecedor de matéria-prima, ou seja, o nome da farmácia passará despercebido e as receitas não chegarão depois.

Vale a pena visitar na companhia do representante do fornecedor? Depende. Hoje vocês são parceiros, mas amanhã pode ser um concorrente com a marca já estabelecida na mente dos médicos às suas custas.

O ideal é contratar uma consultoria personalizada, que faça trabalhos testados e analise as melhores funções. Contrate alguém que faça trabalhos científicos com materiais de alta relevância, assim é possível imprimir material com seu logo para valorizar a marca, o que aumenta as chances de conversão.

 

3) Desistir ou insistir no médico errado

É comum visitar o médico duas ou três vezes e ele não te mandar nada. O primeiro reflexo é parar de visitá-lo, e essa iniciativa pode ser correta ou errônea. A visita é relacionamento, lembra? É preciso usar técnicas como a empatia e usar gatilhos mentais, métodos que todo bom visitador precisa saber.

Apesar da venda ser o objetivo final, o visitador não pode parecer um vendedor desesperado por divulgar seu produto. O recomendado é aliar todas as técnicas citadas, ter um bom conteúdo científico e ser um expert no assunto para ganhar credibilidade e conseguir as conversões.

Existem médicos que são parceiros de longa data de farmácias, e esses são os alvos mais difíceis, mas é este tipo de relação que o visitador busca criar. Mutualismo. Se não deu certo depois das tentativas iniciais, parta para outra, afinal, tempo e dinheiro não estão sobrando.

Fazer as visitas requer tempo, dinheiro, estudo, paciência e, principalmente, disposição. Com esses fatores reunidos, os resultados vêm com o tempo e a farmácia impulsiona sua marca. Organize suas visitas e seja mais um case de sucesso.

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

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