Como fazer marketing no Instagram e conquistar mais seguidores

Gestão e Marketing
11/abr/2018

Preparei um material com a receita para a sua farmácia fazer sucesso na rede que mais cresceu em 2016.


O Instagram é hoje uma das redes sociais de maior expressão no mundo on line e garantir o espaço da sua farmácia é uma estratégia inteligente na busca por novos clientes.

Você já deve ter percebido o quanto a rede cresceu nos últimos anos, alcançando a marca de mais de 700 milhões de usuários ativos, superando até mesmo o (ex)queridinho Snapchat.

Portanto, saber se comunicar com o seu público por esse meio pode garantir uma boa vantagem para sua empresa.

 

Por que investir no Instagram?

Se o número de mais de 700 milhões de usuários inda não te convenceu, talvez saber que o uso de imagens no marketing de conteúdo traz resultados expressivos para qualquer tipo de negócio, ajude a convence-lo.  Você sabia que 90% da informação enviada ao seu cérebro é visual? A maioria das pessoas, por exemplo, leem somente 20% do texto de um site.  

 

 

Para se ter uma ideia ainda melhor, veja como as pessoas absorvem uma informação:

 

80% assimilam melhor o que veem

20% assimilam melhor o que leem

10% assimilam melhor o que escutam

 

O Instagram tem hoje mais de 60% de usuários totais logados diariamente, com uma média de compartilhamento de 95 milhões de fotos por dia.

Se sua farmácia interage no Instagram, não existem desculpas para não estar online também nessa rede, aproveitando do canal de comunicação para criar vínculos cada vez mais próximos com o seu cliente.

Investir nessa rede não demanda muita coisa: atenção com as tendências, cuidado com o tom da conversa, postagem frequente e interação online já garantem um bom primeiro passo.

Portanto, não perca mais tempo e crie agora o seu perfil comercial na rede!

Como usar o Instagram para a sua empresa

Se você já se convenceu a investir no Instagram, você precisa saber como criar uma conta para a sua empresa na rede social. Para isso será solicitada a página da empresa no Facebook, o que auxilia a manter as suas redes sociais conectadas. Com isso todas as suas informações também serão exportadas do Facebook. A versão business vai te auxiliar a avaliar os resultados da sua página e mostrar métricas valiosas pra a sua farmácia.

Caso você já tenha criado uma página como usuário normal e queira migrar para a versão para empresas, basta ir em “Opções” e na parte “Conta” clicar em “Mudar para perfil comercial”.

Você será transferido para a tela “Instagram para empresas” e, a partir daí, é só seguir um passo a passo. Além de fazer a conexão com o Facebook, é importante configurar com outras redes sociais (caso a sua farmácia tenha) para que você ganhe mais seguidores, já que eles poderão te encontrar mais facilmente.

Como criar um perfil campeão no Instagram para sua farmácia

É importante ter um perfil bem feito e completo. Isso pode parecer básico, mas muitas empresas ainda não sabem o que devem colocar em seu perfil no Instagram. Siga esse check-list e veja como o seu perfil deve ficar:

1.       Adicione o seu nome

2.       Faça o upload de uma foto de perfil que seja facilmente reconhecida como sua marca

3.       Escreva um descrição

4.       Inclua um link na descrição

Pronto! Você já pode começar a construir a sua reputação digital nessa rede.

Uma pergunta que recebo com frequência: Devo comprar seguidores?

Se você ainda acredita que comprar pacotes de seguidores é a melhor alternativa para seu negócio, é melhor parar e repensar sua estratégia de marketing.

Comprar usuários no Instagram significa que você está adicionando, de maneira não orgânica, uma enorme quantidade de números que logo se tornarão enfeite no seu perfil e ainda poderão prejudicar o seu alcance.

Essas adições incluem uma boa quantidade de perfis fakes, usuários inativos e, o pior de tudo, usuários ativos que não estão nem aí para seu nicho.

Lembre-se sempre de que números, por si, não garantem venda nem popularidade. É preciso que você leve em consideração engajamento, conversões e outras métricas que não sejam apenas de vaidade.

Então como posso aumentar o meu número de seguidores?

1)      Conecte o seu Instagram a outras redes: isso eleva as chances de sua farmácia ser descoberta por novos usuários

2)      Use hashtags: os usuários vão encontras as suas publicações com mais facilidade. Coloque as # no primeiro comentário.

3)      Poste fotos realmente interessantes: defina um padrão de qualidade, defina uma identidade visual.

4)      Esteja sempre presente: mantenha o público interessado em seu conteúdo. E interaja com as publicações de seus seguidores (curta, comente e reposte).

5)      Alimente o engajamento na sua conta: responda as solicitações e seus clientes, dê informações e agradeça o contato.

6)      Invista em posts patrocinados: planeje, segmente e potencialize os resultados das suas publicações.

7)      Varie e invista em conteúdo: Invista em conteúdo relevante para sua audiência. Poste fotos bonitas e vídeos interessantes.

8)      Aprenda com a concorrência: aprenda como se comporta a audiência da sua concorrência.

9)      Saiba gerenciar a sua conta: invista em aplicativos com gerenciamento de postagens, monitoramento de comentários e seguidores.

10)   Desenvolva um calendário editorial: garanta boa distribuição de conteúdo, economize tempo, garanta uma estratégia consistente.

11)   Explore o potencial do Stories: gere proximidade e urgência no usuário. Aproveite para fazer campanha relâmpago.

12)   Faça sorteio: faça com que mais usuários conheçam e interajam com seu conteúdo. Ofereça algo valioso. Estabeleça que os usuários sigam outros perfis e marquem outros usuários.

13)   Monitore e avalie os resultados: o entendimento dos resultados possibilita as melhorias. Estabeleça metas.

14)   Personalize o seu perfil: estabeleça a identidade do seu negócio, coloque uma biografia interessante, coloque o link para o seu site ou blog.

15)   Entenda como funciona a rede: isso vai te ajudar a ter uma planejamento consistente e compreender o comportamento do seu público na rede.

 

A Consulfarma pode te ajudar a fazer marketing no Instagram e conquistar mais seguidores. Entre em contato conosco!

Pelo telefone: (19) 3736.6888 ou pelo email: contato@consulfarma.com 


Até breve!

Autor(a)

Jussara Sanches
Jussara Sanches
Empresária Sua Voz Agência

Graduada em Jornalismo, com MBA em Marketing. Já atuou como gerente de marketing da Consulfarma, hoje sendo Fundadora e Diretora de sua própria agência de comunicação para o mercado da saúde: a Sua Voz Agência. Atualiza-se constantemente no mercado profissional através de eventos e cursos da área de empreendedorismo e farmácia magistral. Já atuou em empresas multinacionais e gerenciou processos de implantação de franquias.

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp