Combinação Tópica de Minoxidil e Espironolactona

Estudos Científicos
18/dez/2023

Demonstra Eficácia no Tratamento da Alopecia Androgenética


Alopecia Androgenética

Uso de Minoxidil e Espironolactona no Tratamento da AAG

 

A alopecia androgenética (AAG) é um distúrbio comum de perda de cabelo que afeta até 50% dos homens aos 50 anos. Uma queda normal de cabelo envolve a perda de aproximadamente 100 a 150 fios por dia. Uma taxa de queda superior a essa é considerada anormal e é caracterizada como alopecia. Existem várias causas que podem levar a esse estado patológico.

 

Dada a natureza progressiva da condição, quase todos os tratamentos exigem conformidade ao longo da vida para melhoria contínua. Dessa forma, pesquisadores buscam tratamentos eficazes para a calvície capilar.

 

 

Minoxidil

O exerce sua ação através da abertura do canal de potássio, aumenta a angiogênese ao redor do folículo, melhorando a expressão de promotores de crescimento do cabelo, como fatores de crescimento endotelial vascular e hepatocítico. Além disso, otimiza a contagem dos cabelos induzindo fios de telógeno a entrar na fase anágena e prolongando a duração do anágeno.

 

Espironolactona

A espironolactona é amplamente utilizada no tratamento da hipertensão como antagonista da analdosterona e diurético poupador de potássio. Sua atividade anantiandrogênica foi atribuída à sua capacidade de diminuir os níveis de testosterona e bloquear os ARs nos tecidos-alvo.


Estudo Comprova

Esse estudo randomizado e comparativo conduzido por (Abdel-Raouf et al., 2021) teve como objetivo avaliar os afeitos do gel tópico de minoxidil e espironolactona no tratamento da alopecia androgenética (AAG).


Resultados

ü  No grupo tratado com minoxidil, a resposta clínica foi em 90% dos pacientes, quatro deles com resposta excelente, seis com boa resposta, dois com resposta justa e seis com resposta insatisfatória;

ü  No grupo tratado com espironolactona, houve melhora clínica em 80% dos pacientes, cinco deles com resposta excelente, quatro com boa resposta e sete pacientes com má resposta;

ü  No grupo tratado com espironolactona tópica combinada minoxidil, houve melhora clínica em 100% dos pacientes, oito deles com excelente resposta, 10 com boa resposta e dois pacientes com resposta justa;

ü  O exame histopatológico da biópsia de pele após o tratamento revelou aumento significativo no cabelo anágeno.

Conclusão

Os resultados deste trabalho revelaram que o minoxidil e o gel tópico espironolactona foram eficazes no tratamento do AAG, enquanto a combinação dos dois agentes foi melhor no tratamento.


Referências bibliográficas

ABDEL-RAOUF, H. et al. A novel topical combination of minoxidil and spironolactone for androgenetic alopecia: Clinical, histopathological, and physicochemical study. Dermatol Ther. 2021 Jan;34(1):e14678. doi: 10.1111/dth.14678. Epub 2020 Dec 25.



 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp