Combinação Nutracêutica na Pós-menopausa

Estudos Científicos
19/fev/2024

Isoflavona, Black cohosh, Agnus castus e Óleo de Prímula Melhoram os Sintomas da Pós-menopausa


Menopausa

Efeitos da Combinação Nutracêutica

 

As mulheres vivem um quarto de suas vidas ou mais durante o período menstrual final, denominado menopausa. Aproximadamente 90% das mulheres têm sintomas vasomotores, síndrome geniturinária, distúrbios do sono, disfunção sexual e distúrbios do humor 

 

Combinação Nutracêutica

Nutracêuticos com atividade estrogênica, incluindo medicamentos fitoterápicos com efeitos moduladores seletivos do receptor de estrogênio (SERM), são opções promissoras usadas ??com sucesso por várias décadas para o alívio dos sintomas da menopausa, com a vantagem de não apresentarem risco de câncer.


Extratos de isoflavonas de soja: têm sido usados ??em todo o mundo para aliviar os sintomas da menopausa.

Black cohosh (Cimicifuga racemosa):  conhecido na fitoterapia ocidental por seus efeitos benéficos nos sintomas da menopausa e contém uma ampla gama de fitoquímicos que atuam no sistema endócrino.

Chasteberry (Vitex agnus-castus): Tem sido usado há séculos para tratar vários problemas menstruais. Ele contém uma grande variedade de constituintes bioativos, que incluem flavonóides e diterpenos, e é o tratamento mais comum prescrito para os sintomas da menopausa entre os fitoterapeutas no Reino Unido.

Óleo de Prímula: Tem sido usado tradicionalmente para problemas de saúde feminina, porque é uma fonte rica em ácidos graxos essenciais, incluindo ácido gama-linolênico e vários fitoesteróis; Em um estudo anterior, a suplementação com óleo de prímula reduziu significativamente a gravidade dos sintomas em mulheres na menopausa.



Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo avaliar a eficácia clínica e segurança de uma combinação nutracêutica em mulheres na pós-menopausa.


Resultados

- A suplementação nutracêutica demonstrou uma redução estatisticamente significativa nos fogachos e sudorese, problemas de sono, humor deprimido e sintomas de irritabilidade em comparação com o grupo de placebo;


- Não houve diferenças significativas nos níveis hormonais entre os grupos teste e placebo, no entanto, os níveis de proteína C reativa diminuíram significativamente;


- Além disso, os níveis séricos de LDL-C e triglicerídeos foram significativamente mais baixos do que os níveis basais no grupo de tratamento nas 6 e 12 semanas;


- Nenhum efeito adverso foi relatado durante o tratamento.

 

Conclusão

Os resultados indicam que a combinação nutracêutica é segura e eficaz na melhora dos sintomas da menopausa, bem como nos parâmetros gerais de saúde nessas pacientes.


Referências bibliográficas

RATTANATANTIKUL, T.; MAIPRASERT, M.; SUGKRAROEK, P.; BUMRUNGPERT, A. Efficacy and Safety of Nutraceutical on Menopausal Symptoms in Post-Menopausal Women: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Trial. J Diet Suppl, p. 1-15, Dec 17 2020.

 

SABERI, Z.; GORJI, N.; MEMARIANI, Z.; MOEINI, R. et al. Evaluation of the effect of Silybum marianum extract on menopausal symptoms: A randomized, double-blind placebo-controlled trial. Phytotherapy Research, n/a, n. n/a.








Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp