Combinação no Tratamento do Melasma

Estudos Científicos
06/jul/2023

Associação de Hidroquinona, Ácido Kójico e Vitamina C é Eficaz na Melhora do Melasma


Melasma

Combinação no Tratamento do Melasma

 

O melasma é um distúrbio de hiperpigmentação adquirido que afeta, principalmente, indivíduos do sexo feminino com tipos de pele mais escura (Fitzpatrick tipos IV-V). As lesões geralmente são simétricas com bordas geográficas nas áreas da face expostas ao sol, embora também possam ocorrer no pescoço, tórax e antebraços.

Histologicamente, o melasma é caracterizado em quatro tipos: epidérmico, dérmico, misto e indeterminado.


Seja um profissional para tratamento de Melasma, CLIQUE AQUI e descubra como!


Combinação no Tratamento do Melasma

Embora existam muitas opções de tratamento tópico, oral e procedimental para o melasma, muitas vezes são insatisfatórias, e doenças refratárias ou recorrentes são comuns.

 

Ø  A hidroquinona é o agente despigmentante mais prescrito em todo o mundo. Atua inibindo a tirosinase, impedindo a geração adicional de melanina, degrada os melanossomas e induz a necrose dos melanócitos;

Ø  Ácido kójico, que é um produto de ocorrência natural, inibe a tirosinase e atua sinergicamente com a hidroquinona;

Ø  A Vitamina C, um antioxidante bem conhecido, impede a produção de radicais livres induzida pela luz ultravioleta e afeta a melanogênese, diminuindo a conversão de dopaquinona em DOPA.


 

Estudo Comprova

Radhika Srivastava et al. (2020) conduziram um estudo piloto com o objetivo de avaliar a eficácia e segurança de uma nova combinação tópica de hidroquinona, ácido kójico e vitamina C em creme para a melhora do melasma.


Resultados

ü  O tratamento com esta combinação de creme tópico resultou em uma redução média de 63,77 ± 22,10 por cento nas pontuações Melasma Area and Severity Index (MASI) antes e depois do tratamento (p = 0,0002);

ü  Nenhum evento adverso significativo foi relatado pelos pacientes ou observado por médicos, incluindo dermatite de contato irritante ou alérgica, eritema, queimação, hipomelanose, hiperpigmentação ou ocronose exógena.


Conclusão

Os resultados desse estudo indicam que a combinação pode fornecer uma opção alternativa de tratamento para o melasma.


Referências bibliográficas

Radhika Srivastava 1, Ann M John 1, Alison Tam 2, Bahar F Firoz 1 The Tam formula: A pilot study for a new treatment for Melasma J Cosmet Dermatol . 2020 Nov 18. doi: 10.1111/jocd.13849. Online ahead of print.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp