Combinação de Niacinamida e Pepha®-AGE

Estudos Científicos
31/jan/2024

Protegem a Pele dos Efeitos Deletérios da Exposição pela Luz Azul


Luz Visível

PEPHA®-AGE Demonstra ser Eficaz na Proteção da Pele Contra a Luz Visível

 

Que a exposição à radiação UVB leva a danos diretos no DNA e isso contribui para efeitos carcinogênicos é um fato bem estabelecido. Posteriormente, constatou-se também que a maiores comprimentos de onda da luz UVA também apresenta efeitos carcinogênicos indiretamente pela produção de fotosensibilizada de espécies reativas de oxigênio (EROs). Atualmente há indícios cada vez mais fortes de que a luz visível (principalmente a azul/violeta) pode ser igualmente danosa prejudicando a pele também via produção de EROs.

 

Estudos mais recentes demonstram que o desenvolvimento da tecnologia de tela digital aumentou exponencialmente nas últimas décadas, e muitos dos dispositivos eletrônicos de hoje usam tecnologia de diodo emissor de luz (Light-Emitting Diode - LED), produzindo ondas de luz azul muito fortes o que também afetam as estruturas da pele.


PEPHA®-AGE

É um produto 98% natural, extraído da microalga Scenedesmus rubescens, que estimula os mecanismos de defesa da pele, protege a barreira cutânea, restaura o tom da pele, aumenta a síntese de colágeno (principalmente o tipo III) e reverte os efeitos induzidos pela luz azul.


Evidências sobre PEPHA®-AGE

ü  PEPHA®-AGE demonstrou proteger cerca de 50% dos fibroblastos expostos à radiação UVA e regenerá-los em 200%;

ü  Além disso, estimulou cerca de 34% da síntese de colágeno;

ü  Em modelo ex-vivo em cultura de pele humana, PEPHA®-AGE reduziu cerca de 35% dos radicais livres e em 61% das proteínas carboniladas induzidos por luz azul, e estimulou em 29% a produção de colágeno tipo III.


Estudo Comprova

Um estudo duplo-cego, controlado por placebo e randomizado conduzido por Campiche et al., (2020) teve como objetivo avaliar os efeitos da niacinamida (vitamina B3) e um extrato da microalga verde de água doce Scenedesmus rubescens na prevenção dos efeitos deletérios da luz visível irradiada.


Resultados

ü  Após a irradiação com luz azul houve mudanças significativas no status do cromóforo (P <0,001 vs linha de base), ou seja, de melanina, hemoglobina e saturação de oxigênio, imediatamente após a irradiação com luz azul;

ü  A irradiação com luz azul induziu mudança de cor e escurecimento da pele e proteção parcial pelo extrato de algas e niacinamida. A ITA ° média diminuiu significativamente em todos os três grupos durante a fase de irradiação;

ü  Os valores médios de delta ITA ° mostram proteção mais significativa pelo extrato de algas em comparação com o placebo nos dias 3 e 10;

ü  Ambas as formulações contendo niacinamida (P <0,05 vs placebo) e o extrato de microalga (P  = 0,079 vs placebo) mostraram proteção contra a vermelhidão da pele imediatamente após a irradiação com luz azul

 

Conclusão

Os resultados do presente estudo apontam que tanto um extrato da microalga Scenedesmus rubescens quanto a niacinamida têm o potencial de proteger a pele contra a hiperpigmentação induzida pela luz azul.


Referências bibliográficas

CAMPICHE, R. et al. Pigmentation effects of blue light irradiation on skin and how to protect against them. Int J Cosmet Sci. 2020 Aug;42(4):399-406. doi: 10.1111/ics.12637.

AVOLA, R. et al. Blue Light Induces Down-Regulation of Aquaporin 1, 3, and 9 in Human Keratinocytes. Cells. 2018 Nov 3;7(11). pii: E197. 

 


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp