Coenzima Q10: Como a farmácia de manipulação pode te auxiliar na suplementação!

Ativos
12/mar/2020

Confira todos os detalhes sobre a coenzima e como obtê-la


A coenzima Q10 é uma substância naturalmente produzida pelo corpo humano, porém ainda existem muitas pessoas que sofrem com a sua deficiência. A boa notícia é que há maneiras de controlar a situação.

Existem diversos alimentos que podem ajudar na sua reposição e, além disso, é possível realizar também uma suplementação da coenzima Q10 com medicamentos manipulados!

Neste artigo, você vai aprender um pouco mais para que serve essa coenzima, quais os benefícios que ela acarreta para a sua saúde e como as farmácias de manipulação podem te oferecer uma boa suplementação.

O que é a coenzima Q10 e como ela age no organismo?

A coenzima Q10, ou ubiquinona, é uma substância lipossolúvel, produzida pelo organismo humano e que está presente em todas as nossas células.

Sua principal atuação está relacionada à necessidade energética dos órgãos e tecidos. A coenzima fica localizada dentro das mitocôndrias, participando do transporte de elétrons durante a cadeia respiratória. 

Assim, ela controla essa passagem de elétrons, o que evita a oxidação, os danos às membranas celulares e ainda promove e regula a concentração de água dentro das células.

Portanto, podemos dizer que ela é responsável por produzir energia, e órgãos mais carentes, como neurônios, músculos, rins e fígado, se beneficiam ainda mais com a sua presença.

Como identificar a deficiência dessa coenzima?

Mesmo ainda existindo poucos estudos sobre o assunto, a quantidade geral recomendada de coenzima Q10 é de 30 a 400 mg diários. Ainda assim, o mais ideal é procurar um nutricionista para uma indicação mais precisa.

Da mesma forma, é preciso procurar um profissional da área para a confirmação da deficiência da coenzima. Os sintomas envolvem falta de energia, mas isso ainda é algo pouco sólido para identificar a necessidade de uma suplementação.

Os fatores que ajudam a reduzir a produção de coenzimas Q10 são:

Deficiência de tirosina ou fenilalanina, aminoácidos precursores da Q10;
Uso de estatinas;
Mutações genéticas em proteínas que fazem parte da sua síntese;
Deficiência de vitamina B6, um cofator no caminho da biossíntese dessa coenzima.

Além de todas essas questões, indivíduos idosos são um grupo que tende a necessitar da suplementação. Isso porque a produção endógena diminui durante o processo de envelhecimento. Então, é interessante estar atento.

Funções e benefícios da coenzima Q10

Tudo bem, a coenzima Q10 parece ser muito importante para o nosso organismo. Mas quais são exatamente os seus benefícios? Veja alguns deles a seguir:

Redução dos radicais livres;
Ação antioxidante;
Controle dos triglicérides e colesterol;
Melhora dos sintomas de depressão e transtorno bipolar.

Onde encontrar a coenzima Q10?

No dia a dia, a coenzima Q10 pode ser encontrada em alimentos, como abacate, espinafre, centeio, amendoim, brócolis, morango, maçã, laranja, gergelim, nozes, pistache, dentre outros.

No entanto, em caso de deficiência comprovada, o ideal é realizar uma suplementação. Ela pode ser feita com cápsulas ou, ainda, através de fitoterápicos, com soluções orais e tópicas.

Veja algumas dicas importantes sobre a suplementação:

1. A dose não deve ultrapassar 400 mg;
2. O valor exato deve ser definido por um especialista;
3. A dose pode variar de pessoa para pessoa;
4. O melhor horário para ingestão é durante alguma refeição, já que a gordura auxilia na absorção;
5. Não deve ser feito o uso de suplementos sem orientação;
6. Os suplementos podem ser manipulados.

Por que realizar a suplementação manipulada?

Os medicamentos manipulados, em geral, oferecem uma série de benefícios em relação aos produtos industrializados. Por exemplo, a possibilidade de se obter uma fórmula com menos efeitos colaterais, mais segurança na dosagem, feita sob medida para as suas necessidades, e, ainda, sem desperdícios. 

Se você procura um medicamento para deficiência de coenzima Q10, não deixe de utilizar as nossas dicas e procurar a farmácia de manipulação mais próxima!

Autor(a)

Para Compartilhar
Para Compartilhar
Produtor De Conteúdo

Essa sessão tem como objetivo trazer uma série de temas interessantes e conteúdos acerca do marketing, gestão, dicas de tratamentos magistrais e muito mais! Esses são conteúdos que serão criados para promover engajamento e ampliar a visibilidade danas redes sociais. Por isso, dedicamos essa sessão a todos os farmacêuticos e empresários do mercado magistral, que poderão compartilhar esse conteúdo em suas próprias mídias, a fim de aproveitar ideias úteis e diferenciadas para seu próprio crescimento digitalmente.

Mas, atenção: não vale apenas copiar e colar, pois o SEO de cada texto e vídeo é muito importante, e, se isso ocorrer, suas páginas não serão beneficiadas propriamente na posição do Google; o ideal é elaborar o seu próprio conteúdo seguindo a mesma lógica e se inspirando nas ideias que colocaremos aqui. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp