Clorexidina Tópica na Piodermite em Cães

Estudos Científicos
02/abr/2024

Promove Melhora Clínica Geral


Piodermite Canina

Benefícios do Tratamento Tópico

 

 

A piodermite canina é uma apresentação comum na clínica de pequenos animais e frequentemente leva à prescrição de antimicrobianos sistêmicos.


Piodermites bacterianas superficiais são complicações frequentes em cães que apresentam doenças primárias da pele, como alergopatias, endocrinopatias, disqueratoses e desordens foliculares. A infecção bacteriana da pele é, então, secundária a essas patologias e pode ser identificada clinicamente pela observação de: pústulas, eritema, colaretes epidérmicos, liquenificação  e prurido.


A capacidade de tratar a piodermite canina de forma eficaz agora é limitada substancialmente pelo surgimento de estafilococos resistentes a vários medicamentos, como a meticilina (MRS). Em alguns países, há restrições à prescrição de antimicrobianos para animais de estimação.

 

Tratamento Tópico

O aparecimento e o aumento da prevalência de infecções cutâneas estafilocócicas resistentes à meticilina e multirresistentes exigiu uma mudança na forma como essas infecções são tratadas. Os tratamentos antibacterianos tópicos evoluíram de terapia adjuvante eletiva para uma parte mais essencial do plano de tratamento. 


Os tratamentos tópicos são menos utilizados em relação aos orais, provavelmente, devido à falta de adesão pelos tutores que tendem a considerá- los de difícil aplicação. No entanto, a terapia tópica apresenta várias vantagens, entre elas:

à A remoção mecânica dos microrganismos e de debris celulares;

à Baixos efeitos colaterais;

à Redução do tempo de uso de antibioticoterapia sistêmica.


Xampus, loções, pomadas, sprays e cremes com antimicrobianos ou antissépticos são exemplos de formulações para tratamentos tópicos que auxiliam na recuperação dos cães acometidos. Para a escolha do tratamento sistêmico com antimicrobianos, é importante levar em consideração dados epidemiológicos locais de perfil de resistência estafilocócica, bem como o custo do fármaco e aspectos inerentes ao paciente canino (doenças concomitantes, via de administração mais favorável, interações entre outros tratamentos realizados simultaneamente, cultura bacteriana e realização de teste de suscetibilidade a antimicrobianos (TSA) é uma importante ferramenta no auxílio para definir a terapêutica


Estudo Comprova

A eficácia clínica e antibacteriana de dois xampus usados como único tratamento antibacteriano em cães com piodermite superficial foi investigada e comparada.


Resultados

ü  Vinte cães completaram o estudo; 15 (68,2 por cento) mostraram uma melhora clínica geral e os sinais clínicos foram resolvidos em três cães tratados com clorexidina;

ü  No grupo tratado com clorexidina, os escores de pápulas/pústulas (P < 0,001), prurido avaliado pelo investigador (P = 0,003), contagens bacterianas totais (P = 0,003) e contagens de estafilococos coagulase-positivos (P = 0,003) foram reduzidos após três semanas;

ü  Escores e contagens bacterianas não variaram significativamente no grupo tratado com peróxido de benzoíla.


Referências bibliográficas

LOEFFLER, A.; COBB, M. A.; BOND, R. Comparison of a chlorhexidine and a benzoyl peroxide shampoo as sole treatment in canine superficial pyoderma. Vet Rec, 169, n. 10, p. 249, Sep 3 2011.

 

LOEFFLER, A.; LLOYD, D. H. What has changed in canine pyoderma? A narrative review. Vet J, 235, p. 73-82, May 2018.

 

TRIANI GOMES DE KNEGT, F. Aspectos epidemiológicos e microbiológicos da espécie Staphylococcus pseudintermedius nas piodermites caninas: uma revisão da literatura. Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais 2018.

 


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp