Cisteamina no Gerenciamento do Melasma

Estudos Científicos
19/out/2021

Promove Significativa Diminuição dos Escores do MASI após Quatro Meses de Tratamento


Novo Estudo Demonstra:
Cisteamina é Eficaz no Tratamento do Melasma

O melasma é uma hipermelanose adquirida, de caráter crônico, recorrente, simétrica, caracterizada por manchas marrons em áreas expostas ao sol, afetando predominantemente mulheres correspondendo a cerca de 90% dos casos. Alguns fatores, como gravidez, terapia hormonal, radiação ultravioleta (UV) e a luz visível podem exacerbar a desordem.


Tratamentos Disponíveis para o Melasma

Diversos tratamentos estão disponíveis para o melasma, porém com respostas variadas. Algumas opções são os protetores solares, esteroides tópicos, retinoides, hidroquinona (agente clareador), ácido glicólico, ácido kójico, ácido azelaico e tratamentos com dispositivos como lasers, luz intensa pulsada ou ainda uma combinação de algumas das opções citadas.


Cisteamina para o Tratamento do Melasma 

Cisteamina (ß-mercaptoetilamina) é um aminotiol que tem sido reconhecido como um importante agente usado para tratar pacientes com distúrbios relacionados à hiperpigmentação.

A cisteamina age através da inibição da síntese de melanina para promover despigmentação. Além disso, demonstrou aumentar os níveis intracelulares de glutationa, a qual está associada à síntese de feomelanina, fazendo com que o processo de melanogênese prossiga em um ritmo mais lento.


Estudo Comprova:
Creme de Cisteamina a 5% é Efetivo no Tratamento de Pacientes com Melasma

Esse estudo conduzido por Karrabi et al. (2020) teve como objetivo avaliar a efetividade da cisteamina a 5% com a fórmula de Kligman modificada em pacientes com melasma epidermal severo.

 

Parâmetros Avaliados:

A eficácia dos tratamentos foi determinada através dos escores do mMASI (modified Melasma Area Severity Index) e avaliação global dos investigadores (IGA).


Resultados:

üA média de idade dos pacientes foi de 34,96 e 35,76 anos nos pacientes do grupo 1 e 2, respectivamente,

üA média dos escores do mMASI após quatro meses foi de 7,04 no grupo 2 e de 6,09 no grupo 1;

üApós avaliações prospectivas, a porcentagem de diminuição dos escores do mMASI no mês 2 e 4 foi aproximadamente 9% maior no grupo cisteamina quando comparado com o grupo tratado com a fórmula de Kligman modificada (p=0,05 e p=0,001, respectivamente).


Conclusão:

O creme de cisteamina a 5% mostrou grande eficácia quando comparado com a fórmula de Kligman modificada. O estudo propôs que o creme de cisteamina pode ser um efetivo tratamento para o melasma e com a vantagem de ser mais bem tolerado. 


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp