Cardiomiopatias em Gatos

Estudos Científicos
27/out/2021

Benefícios da Suplementação com Ômega-3


Cardiomiopatias em Gatos
Principais Características


O número de gatos cardiopatas submetidos aos modernos exames de imagem está aumentando nos últimos anos. Isso se atribui a melhora dos meios de investigação, bem como à eficiência da ecocardiografia aplicada à medicina veterinária, que permite a análise e diagnóstico adequados das doenças cardíacas

As cardiomiopatias em felinos correspondem a 95% das doenças cardíacas, e constituem 10% dos achados pós-morte, sendo, portanto, de grande relevância na clínica felina (MONTEIRO, 2013).


Tipos de Cardiomiopatias Felinas

®     Cardiomiopatia hipertrófica (CMH) é a mais comum em gatos, representando cerca de dois terços dos casos nesta espécie.

A etiologia da CMH primária é desconhecida, no entanto, reconhece-se a existência de um fundo genético da doença, caracterizado com padrão autossômico dominante, que geralmente está associado a determinadas raças, mas não exclusivamente (MANTEIGAS; GODINHO; ALMEIDA, 2013)


Outros Tipos de Cardiomiopatias Felinas

Miocardite, Cardiomiopatia congestiva, Hipertrofia idiopática concêntrica, Cardiomiopatia restritiva

Cardiomiopatias em Gatos
Nutrição e Suplementação


Apesar do grande avanço terapêutico dos últimos anos, a terapia paliativa e a nutrição são fundamentais para manter a qualidade de vida e amenizar os principais sintomas dos pacientes cardiopatas. 

O objetivo da suplementação nutricional é proporcionar ao paciente cardiopata:

1. Manutenção da homeostase corporal;

2. Prevenir a caquexia (perda de peso, com predominante perda de massa corpórea e tecido adiposo);

3. Prevenir as deficiências nutricionais.

A nutrição é fundamental para o tratamento ideal de animais com doença cardíaca e deve ser uma parte integrante da sua gestão médica.

Ômega-3

O ômega-3 possui benefícios que têm sido descritos há diversos anos, sendo que o consumo de suas principais fontes (peixe/óleo de peixe) é amplamente recomendado. Atualmente, também já vêm sendo descritos os benefícios do ômega-3 para animais, incluindo aqueles acometidos pelas doenças cardíacas.
Os ácidos graxos ômega-3 podem ter efeitos positivos no metabolismo energético do miocárdio, sobre a função endotelial, frequência cardíaca e pressão arterial, além de função imunológica.

Altera a função imunológica, o que pode contribuir para seus benefícios sobre a saúde cardiovascular.
Reduz a agregação plaquetária, como resultado da produção de tromboxanos e leucotrienos.

Este efeito pode ser particularmente útil em gatos com doença cardíaca com risco de formação de trombos e com coagulopatias (FREEMAN, 2010).


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp