Benefícios da Suplementação de Geleia Real em Indivíduos Obesos ou com Sobrepeso

Estudos Científicos
08/ago/2023

Melhora o Perfil Lipídico, Capacidade Antioxidante, Saciedade e Inflamação


Obesidade e Sobrepeso

Atividades Farmacológicas da Geleia Real

 

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem mais de 340 milhões de crianças e adolescentes obesos ou com sobrepeso (idade entre 5 e 19 anos). Obesidade e sobrepeso são doenças crônicas de origem multifatorial que se caracterizam por alto estado oxidativo e por ativação crônica de macrófagos em tecidos periféricos. Os macrófagos ativados produzem inflamações não resolvidas em órgãos periféricos, incluindo o tecido adiposo e o fígado.


Geleia Real

A geleia real (GR) é uma mistura de produtos naturais secretados pelas glândulas hipofaríngea e mandibular de abelhas nutrizes (Apis mellifera).  


O ácido 10-hidroxi-2-decenóico (10-HDA), componente bioativo mais conhecido da GR, desempenha papéis importantes em várias atividades biológicas incluindo inflamação e estresse oxidativo.

 

A GR tem demonstrado diversas atividades farmacológicas in vitro e em alguns estudos em humanos, incluindo:

®    Promoção do crescimento celular e cicatrização de feridas;

®    Atividades antibacteriana e antifúngica;

®    Efeitos hipocolesterolêmicos;

®    Atividade antitumoral;

®    Atividade vasodilatadora e anti-hipertensiva;

®    Atividade antioxidante;

®    Atividade anti-inflamatória.


Estudo Comprova

Esse estudo randomizado, duplo-cego e placebo-controlado teve como objetivo investigar os efeitos da suplementação com geleia real no perfil metabólico e nos parâmetros oxidativos e inflamatórios em adultos assintomáticos com sobrepeso, considerados em estágio inicial de desenvolvimento de síndrome metabólica


Resultados

ü  Em comparação com o placebo, a suplementação de geleia real demonstrou uma diminuição estatisticamente significativa no colesterol total (6,7%) e no marcador inflamatório proteína C reativa (19%), enquanto aumentos significativos foram observados no marcador anti-inflamatório adiponectina (34%), antioxidantes endógenos bilirrubina (35%) e ácido úrico (5%), capacidade antioxidante total (TAC) sérica (54%) e leptina (17%).


Conclusão

Esse estudo demonstrou efeitos positivos da administração de geleia real no perfil lipídico, saciedade, inflamação e capacidade antioxidante em adultos com excesso de peso.


Referências bibliográficas

PETELIN, A.; KENIG, S.; KOPINC, R.; DEŽELAK, M. et al. Effects of Royal Jelly Administration on Lipid Profile, Satiety, Inflammation, and Antioxidant Capacity in Asymptomatic Overweight Adults. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, 2019, p. 1-11, 06/13 2019.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp