Associação de Selênio, Vitamina E e Ácido Fólico Após a Varicocelectomia

Estudos Científicos
19/ago/2021

Melhora a Contagem e Motilidade dos Espermatozoides em Homens Inférteis com Varicocele


Infertilidade Masculina

Benefícios da Suplementação Antioxidante

 

A infertilidade é uma inabilidade de conceber após pelo menos um ano de relações sexuais regulares e desprotegidas, em que a infertilidade relativa masculina é definida como fatores únicos ou contribuintes em cerca de metade dos casos registrados.

A varicocele é um defeito vascular na veia espermática interna, sendo a causa mais comum de infertilidade masculina. A varicocele é uma fonte de infertilidade primária em 35-50% dos casos, bem como até 81% da infertilidade secundária.


Os mecanismos relacionados são:

1.    Hipertermia total;

2.    Estresse oxidativo;

3.    Distúrbios hormonais;

4.    Hipoperfusão testicular;

5.    Refluxo dos metabólitos renal e adrenal.


Abordagem Antioxidante


Vitamina E - É um antioxidante lipossolúvel que neutraliza os radicais livres e protege a membrana celular. Na infertilidade masculina, a vitamina E suprime a produção de EROs.

Selênio Antioxidante e elemento traço necessário na biossíntese de testosterona e geração de esperma. Foram detectadas pelo menos 25 selenoproteínas que podem ajudar a manter a integridade celular dos espermatozoides.

Ácido FólicoForma sintética do folato que pode neutralizar radicais livres e foi introduzido como fator para reduzir o estresse oxidativo no plasma seminal.




Estudo Comprova

Suplementação Antioxidante Melhora Parâmetros do Sêmen Após Varicocelectomia

 

Nesse estudo, os pesquisadores avaliaram os efeitos da suplementação antioxidante com vitamina E, selênio e ácido fólico nos parâmetros do sêmen após varicocelectomia (ARDESTANI ZADEH; ARAB; KIA; HESHMATI et al., 2019).


Resultados:

 

ü  Houve diferença estatisticamente significativa em termos de contagem e motilidade de espermatozoides após 6 meses de suplementação antioxidante comparado ao grupo controle.

 

Variáveis

Grupo 1

Grupo 2

Contagem de espermatozoides pré-operatório (106/mL)

35,92 ± 23,14

30,77 ± 22,14

Contagem de espermatozoides pós-operatório(106/mL)

41,26 ± 24,52

35,83 ± 23,21

Motilidade dos espermatozoides pré-operatório (%)

46,45 ± 16,02

44,17 ± 16,89

Motilidade dos espermatozoides pós-operatorio (%)

50,29 ± 15,14

46,40 ± 16,51


Conclusão:

 A suplementação de vitamina E, selênio e ácido fólico pode melhorar os parâmetros espermáticos (contagem e motilidade dos espermatozoides) após varicocelectomia.


Referência:

 

ARDESTANI ZADEH, A.; ARAB, D.; KIA, N. S.; HESHMATI, S. et al. The role of Vitamin E - Selenium - Folic Acid Supplementation in Improving Sperm Parameters After Varicocelectomy: A Randomized Clinical Trial. Urol J, 16, n. 5, p. 495-500, Oct 21 2019.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp