Associação de B. longum, L. rhamnosus e Vitamina B6 na Síndrome do Intestino Irritável

Estudos Científicos
10/set/2021

Reduz a Severidade e Sintomas da Doença, Restaura a Permeabilidade e Microbiota Intestinal


Síndrome do Intestino Irritável

Associação de Probióticos e Vitamina B6


A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é uma das doenças gastrintestinais funcionais mais frequentes, com uma prevalência de 10 a 15%. É caracterizada por dores abdominais crônicas recorrentes e alterações nas fezes.


Probióticos

O uso de probióticos modula a microbiota intestinal e, entre esses, o gênero Bifidobacterium é um dos membros mais representativos, com amplos efeitos na fisiologia geral do intestino e propriedades benéficas no sistema imune. 


A combinação de cepas específicas de espécies de Lactobacillus e Bifidobacterium atua sinergicamente e resulta em sobrevivência em condições gastrointestinais adversas, adesão à mucosa intestinal, atividade imunomoduladora e restauração do ambiente intestinal.

 

Vitamina B6

A vitamina B6 é uma vitamina hidrossolúvel que atua como cofator de diversas reações enzimáticas, regulando o metabolismo celular. Além disso, contribui para regulação da resposta imune e inflamação.


 


Estudo Comprova

Associação Probiótica com Vitamina B6 é Eficaz na SII

 

Esse estudo crossover, randomizado e duplo-cego avaliou os efeitos da associação de B. longum, L. rhamnosus e vitamina B6 nos sintomas, permeabilidade intestinal, bactérias cultiváveis e metaboloma em indivíduos com SII (BONFRATE; DI PALO; CELANO; ALBERT et al., 2020).


Resultados:

ü  A redução na porcentagem do início do estudo na dor abdominal (-48,8% vs. -3,5%), distensão (-36,35% vs. +7,35%) e severidade da doença (-30,1% vs. -0,4%) foi significativamente melhor no grupo 1 do que no grupo 2, respectivamente;

ü  Nos pacientes com SII com predominância de diarreia, a melhora desde o início do estudo nos escores de Bristol foram mais consistentes no grupo 1(de 6±0,4 a 4,3±1,1) comparado ao placebo (de 6,2±0,7 a 5,3±1,1);

ü  Já em pacientes com SII com predominância de constipação o escore de Bristol tenderam a melhorar desde o início do estudo após o tratamento com a associação probiótica (2,6±1,1 vs. 3,2±0,5);

ü  O grupo 1 obteve melhora significativa na porcentagem de recuperação de sucralose (permeabilidade do cólon) (1,86±0,1 vs. 1,1±0,2);

ü  Durante o tratamento, bactérias ácido lácticas presumíveis e bifidobatérias aumentaram a abundância de ácidos propanoico, butanoico, pentanóico e hidrocarbonetos, enquanto o fenol diminuiu.

 

Conclusão:

A associação de B. longum, L. rhamnosus e vitamina B6 melhora os sintomas e severidade da SII, restaura a permeabilidade e microbiota intestinal.


Referências:

BONFRATE, L.; DI PALO, D. M.; CELANO, G.; ALBERT, A. et al. Effects of Bifidobacterium longum BB536 and Lactobacillus rhamnosus HN001 in IBS patients. Eur J Clin Invest, 50, n. 3, p. e13201, Mar 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp