Aromaterapia no Pós-Operatório da Cirurgia Cardíaca Aberta

Estudos Científicos
08/fev/2022

Reduz o Tempo de Extubação, Severidade da Dor no Local Cirúrgico e Ansiedade


Resultados: Cirurgia Cardíaca 

Efeitos da Aromaterapia

 

As Doenças Cardiovasculares (DCV) são os distúrbios mais comuns, crônicos e com risco de vida em todo o mundo. Embora haja tratamentos avançados e inovadores, a cirurgia cardíaca ainda é o principal tratamento para muitos pacientes com DCV.


Ventilação Mecânica


- Um dos tratamentos pós-operatório mais comuns em todos os pacientes;


- O processo de desmame da ventilação mecânica é de extrema importância para pacientes que fizeram cirurgia de revascularização do miocárdio, uma vez que existe uma forte correlação entre “tempo de intubação” e “sangramento pós-operatório, readmissão na sala de cirurgia, insuficiência cardíaca congestiva, parada cardíaca e hipotensão” após a estabilização da condição do paciente.


- Além disso, as respostas fisiológicas à revascularização miocárdica levam ao estresse, ansiedade e inquietação em pacientes que realizaram cirurgia cardíaca, o que predispõe à insônia, aumenta o consumo de oxigênio pelo miocárdio, aumenta a carga de trabalho do sistema simpático, taquipneia, taquicardia, respostas neuro-hormonais e hipertensão, que tornam a extubação difícil.   


Devido a esses fatores, a maioria dos pacientes que realizam cirurgia cardíaca recebem sedativos e analgésicos para diminuir a dor, estresse e ansiedade.

 

Aromaterapia como Tratamento Não-Farmacológico

Quando os óleos voláteis são inalados, as células receptoras olfativas são estimuladas e o impulso é transmitido ao sistema límbico no cérebro, liberando neurotransmissores, como encefalina, endorfina, noradrenalina e serotonina.


Na aromaterapia, o óleo de lavanda é um dos preferidos para inalação devido a sua eficácia nos sintomas, como dor, ansiedade, nervosismo, problemas de sono e irritabilidade.




Estudo Comprova 

Aromaterapia é Eficaz Após Cirurgia Cardíaca Aberta

 

Esse estudo clínico teve como objetivo avaliar os efeitos da aromaterapia com rosa e lavanda em pacientes após cirurgia cardíaca aberta (BABATABAR DARZI; VAHEDIAN-AZIMI; GHASEMI; EBADI et al., 2020).


Resultados:

ü  A severidade da dor no local cirúrgico foi significativamente menor nos grupos lavanda e rosa comparado aos grupos placebo e controle.


Conclusão:

A aromaterapia pode reduzir o tempo de extubação, severidade da dor no local cirúrgico e ansiedade em pacientes após cirurgia cardíaca aberta.


Referência:

BABATABAR DARZI, H.; VAHEDIAN-AZIMI, A.; GHASEMI, S.; EBADI, A. et al. The effect of aromatherapy with rose and lavender on anxiety, surgical site pain, and extubation time after open-heart surgery: A double-center randomized controlled trial. Phytother Res, Apr 8 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp