Aplicação de Betametasona Auxilia na Diminuição da Dermatite Associada a Radioterapia

Estudos Científicos
05/abr/2022

Reduz o Grau da Dermatite quando Comparado com o Controle


Uso de Betametasona na Redução da Dermatite Associada com a Radioterapia

Diminui o Grau da Dermatite e Melhora a Adesão do Paciente ao Tratamento

 

O câncer de cabeça e pescoço é o nome que se dá ao conjunto de tumores que se manifestam na boca, na faringe e na laringe, entre outras localizações da cabeça e do pescoço. Esse câncer é o 6º tipo mais comum no mundo, sendo estimada a ocorrência de 550.000 novos casos a cada ano. A aplicação de radiação representa uma de suas principais estratégias de tratamento, no entanto, as complicações orais e cutâneas, resultado dos efeitos danosos da radiação sobre essas regiões, representam um de seus efeitos adversos mais severos, afetando tanto a mucosa oral e a pele.

 

Dermatites Induzidas pela Radioterapia

 

A radioterapia causa dermatites induzidas pela radiação (conhecidas como radiodermatites) na maioria dos pacientes. Alguns tratamentos com anti-inflamatórios tópicos são usados com a finalidade de diminuir a incidência de radiodermatites e dessa forma aumentar a aderência do paciente ao tratamento.

 

Valerato de Betametasona na Diminuição das Dermatites Associadas com a Radioterapia

 

É um potente corticosteroide, com boa penetração na pele e absorção percutânea raramente observada, mesmo sob oclusão.

 

Modo de Ação

 

O mecanismo de ação dos corticosteroides tópicos ocorre através de vários mecanismos para inibir reações alérgicas de fase tardia, incluindo diminuição da densidade de mastócitos, diminuição da quimiotaxia e ativação dos eosinófilos, diminuição da produção de citocinas por linfócitos, monócitos, mastócitos e eosinófilos, e inibindo o metabolismo do ácido araquidônico.

 

Betametasona e Dermatite Associada com a Radioterapia

 

Estudos recentes têm demonstrado que a aplicação tópica da betametasona tem sido associada com uma diminuição da dermatite relacionada aos procedimentos radioterápicos associados com o câncer de cabeça e pescoço. A diminuição do grau de dermatite promove melhora da qualidade de vida dos pacientes e também aumenta a adesão ao tratamento contra o câncer.




Estudo Demonstra:

Creme de Betametasona Auxilia na Diminuição da Dermatite Associada a Radioterapia

 

Esse estudo conduzido por Menon et al. (2020) avaliaram os efeitos profiláticos da aplicação tópica do valerato de betametasona em pacientes recebendo radioterapia para o tratamento do câncer de cabeça e pescoço.


Resultados:

Ø  Vinte e nove pacientes não completaram o estudo. 14 no grupo tratamento e 15 no grupo controle;

Ø  De acordo com as análises realizadas, 25 pacientes do grupo 1 (33,3%) e 38 pacientes do grupo 2 (50,7%) desenvolveram dermatite grau 2 [intervalo de confiança (IC) de 95%: 7 a 15 – p=0,032);

Ø  Quinze pacientes do grupo 1 (20%) e 18 pacientes do grupo 2 (24%) desenvolveram dermatite grau 3 (IC de 95%: 7 a 15 – p=0,554).

 

Conclusão:

O uso profilático do creme de betametasona reduziu de maneira significativa a proporção de pacientes que desenvolveram dermatite de grau 2 e 3 associada aos processos radioterápicos de pacientes com câncer de cabeça e pescoço.


Referências

 

MENON, A. et al. Topical betamethasone valerate as a prophylactic agent to prevent acute radiation dermatitis in head and neck malignancies: a randomised, open-label, phase 3 trial. Int J Radiat Oncol Biol Phys. 2020 Aug 24;S0360-3016(20)34135-3. doi: 10.1016/j.ijrobp.2020.08.040. Online ahead of print.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp