Aloe vera na Dermatite induzida pela Radioterapia

Estudos Científicos
26/out/2021

Promove um Significativo Retardo no Surgimento das Lesões e também Diminui o Grau da Dermatite


Dermatites Causadas pela Radioterapia
Uso de Derivados Fitoterápicos Podem Retardar o Aparecimento e Diminuir a Gravidade das Dermatites 


O câncer de cabeça e pescoço é o nome que se dá ao conjunto de tumores que se manifestam na boca, na faringe e na laringe, entre outras localizações da cabeça e do pescoço.


Dermatites Induzidas pela radioterapia

A radioterapia causa dermatites induzidas pela radiação (conhecidas como radiodermatites) na maioria dos pacientes. Alguns tratamentos com anti-inflamatórios tópicos são usados com a finalidade de diminuir a incidência de radiodermatites, mas em alguns casos não são observados resultados significativos com essas terapias.

Alguns fitoterápicos (silimarina e aloe vera) têm sido usados em pacientes com câncer de mama para a prevenção do aparecimento de dermatites. Os resultados dessas análises foram promissores na diminuição dos quadros de dermatites.


Aloe vera nas Condições Cutâneas

A aloe vera é uma planta muito pesquisada devido aos seus efeitos sobre a pele. Aplicada topicamente, ela é útil no gerenciamento de queimaduras, dermatites, cicatrização e hidratação. Estudos experimentais com animais de laboratório também demonstraram ser eficaz na redução do eritema cutâneo induzido por radiação UV, inflamação, hipersensibilidade de contato (CHS) e hipersensibilidade de tipo retardado (DTH). A aloe vera previne a carcinogênese cutânea induzida por produtos químicos e também é relatada como eficaz na prevenção da senescência e no manejo da psoríase.

A aloe vera já foi estudada devido aos seus efeitos protetores contra a radiodermatites em mulheres com câncer de mama. Em pacientes com câncer da cabeça e pescoço o aparecimento de dermatites devido à radiação é muito mais significativo, podendo até mesmo apresentar dermatite de grau mais grave. Isso ocorre devido à presença de dobras cutâneas e a superfícies mais onduladas dessa região. Essas lesões estão associadas com aparência estética diminuída e dor. Esses fatores acabam por afetar a qualidade de vida dessas pessoas. Alguns estudos visam usar derivados fitoterápicos tópicos, como a aloe, para retardar o aparecimento dessas dermatites.

Estudo Comprova:
Creme de Aloe Vera Auxilia na Diminuição das Dermatites Associadas com a Radioterapia


Esse estudo conduzido por Rao et al. (2017) teve como objetivo avaliar a eficácia da aplicação tópica de aloe vera na prevenção do aparecimento de dermatite associada com a radioterapia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço.


Parâmetros Avaliados:

As reações cutâneas foram monitoradas e classificadas semanalmente de acordo com o grupo de Radioterapia e Oncologia (Radiation Therapy Oncology Group – RTOG).


Resultados:


ü  Os dados do estudo indicaram que houve um atraso estatisticamente significativo na incidência (p=0,04) de dermatites na semana 3 no grupo que aplicou o creme de aloe vera;

ü  A aplicação de aloe vera reduziu a incidência de dermatites grau 1, 2 e 3 e não foram observadas nos pacientes dermatites de grau 4;

ü  Outra importante observação foi que a aplicação do creme de aloe vera por duas semanas após a radioterapia foi efetiva na diminuição do grau de dermatite e este resultado foi estatisticamente significativo (p<0,02).


Conclusão:

O creme de aloe vera, usado como profilático, foi efetivo no retardo do aparecimento de dermatites em pacientes com câncer de cabeça e pescoço e que estavam sendo submetidos aos procedimentos radioterápicos. 

 

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp