Ácido Alfa-Lipoico Auxilia no Controle dos Parâmetros Metabólicos em Obesos

Estudos Científicos
08/abr/2024

Promove Diminuição do IMC, Melhora os Processos Antioxidantes e Anti-Inflamatórios


Ácido Alfa-Lipoico

Melhora o Funcionamento das Enzimas Relacionadas com o Metabolismo e Apresenta Ação Antioxidante

 

O ácido alfa-lipoico participa de vários complexos enzimáticos fundamentais para o metabolismo dos carboidratos, sendo um cofator essencial nos complexos desidrogenases envolvidos na regulação de vários processos metabólicos. Estudos têm demonstrado que esse nutriente atua na redução de radicais livres, melhora a sensibilidade à insulina, auxilia na diminuição do peso corpóreo, IMC (índice de massa corpórea) e também apresenta propriedades anti-inflamatórias. O ácido alfa-lipoico é uma substância importante na condução de vias metabólicas por ser um cofator essencial em reações enzimáticas mitocondriais, especialmente no ciclo de Krebs. Além dessas funções, o ácido alfa-lipoico tem sido estudado como um potente agente antioxidante e anti-inflamatório.


Estudos mostram que o ácido alfa-lipoico aumenta as concentrações de adiponectina – uma adipocina considerada anti-inflamatória, que está envolvida na proteção e redução da inflamação do tecido adiposo4. Além dessa importante função, o consumo de ácido alfa-lipoico está correlacionado com aumento de glutationa e redução de MDA (malondialdeído) e TNF-alfa (fator alfa de necrose tumoral) – aumentando o poder anti-inflamatório em nossos sistemas.


Por esse motivo, ele é sugerido para o tratamento de resistência à insulina, dado que a inflamação celular é um dos principais gatilhos para a redução da ação insulinêmica, bem como dos componentes de sua cascata fosforilativa.



Estudo Demonstra


Um estudo conduzido por Bobe et al. (2020) teve como objetivo avaliar se a suplementação com ácido alfa-lipoico reduz o peso corpóreo, melhora os níveis de triglicerídeos e regula a inflamação e o estresse oxidativo em indivíduos obesos.


Resultados

Ø  A suplementação com ácido alfa-lipoico promoveu uma notável diminuição do IMC após as 24 semanas de suplementação quando comparado com o placebo (p=0,04);

Ø  Não foram observadas reduções significativas nos níveis de triglicerídeos plasmáticos;

Ø  Os participantes com IMC superior a 35 kg/m2 apresentaram expressiva diminuição de peso (-4,8%) e massa gorda (-8,6%);

Ø  Observou-se um grande aumento da expressão de genes antioxidantes em relação ao grupo placebo (+22% - p=0,02);

Ø  Registrou-se uma redução de 25% (p=0,005) nos níveis urinários de F2-isoprostanos (um produto secundário da peroxidação lipídica) em relação ao grupo placebo;

Ø  Também foram observadas diminuição nos níveis de leucócitos e trombócitos sanguíneos.

 

Conclusão

A suplementação de ácido alfa-lipoico por 24 semanas resultou na diminuição dos níveis de IMC e inflamação, além do aumento da expressão dos genes relacionados com a síntese de enzimas antioxidantes.


Referências bibliográficas

BOBE, G. et al. A Randomized Controlled Trial of Long-Term (R)-a-Lipoic Acid Supplementation Promotes Weight Loss in Overweight or Obese Adults without Altering Baseline Elevated Plasma Triglyceride Concentrations. J Nutr. 2020 Jul 21:nxaa203. doi: 10.1093/jn/nxaa203. Online ahead of print.



 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp