Açafrão em Jovens com Sintomas de Depressão e Ansiedade Leve a Moderado

Estudos Científicos
15/ago/2023

Promove Redução dos Sintomas Gerais


Depressão e Ansiedade em Jovens

Benefícios do Açafrão

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as desordens psiquiátricas, como ansiedade e depressão, estão entre as causas mais comuns de incapacidade em jovens.

Entre 15 e 20% dos jovens experimentam transtorno depressivo ou ansiedade antes dos 18 anos.


Os transtornos de ansiedade mais comuns em jovens incluem transtorno de ansiedade de separação (8%), fobias específicas (10%) e fobia social (7%). A depressão tem taxas de prevalência em 1 ano de 2,6% em crianças e 5,7% em adolescentes.

 

Açafrão

O açafrão, uma especiaria derivada do Crocus sativus, apresenta propriedades anti-inflamatórias, anticâncer, antioxidantes, antiplaquetárias e neuroprotetoras.



Benefícios do Açafrão na Depressão e Ansiedade

    ®   Aumento da inibição da recaptação de monoaminas (dopamina, norepinefrina e serotonina);

®  Ação antagonista nos receptores do ácido D-aspártico;

®  Ação agonista nos receptores GABA-a 


Resultados de diversos estudos pré-clínicos demonstraram que o açafrão tem efeitos benéficos na depressão.

De acordo com ensaios clínicos, randomizados e duplo-cegos, a suplementação com açafrão foi considerada tão eficaz quanto o tratamento com antidepressivos convencionais, como imipramina e fluoxetina


 
 

Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do Crocus sativus (Afron®) em adolescentes.


Resultados

ü  Com base nos autorrelatos dos jovens, o Affron® foi associado a maiores melhorias nos sintomas gerais de internalização, ansiedade de separação, fobia social e depressão;

ü  As pontuações de internalização total diminuíram em média 33% em comparação com 17% no grupo de placebo. No entanto, os relatórios dos pais de melhorias foram inconsistentes, mas melhorias médias nas pontuações Revised Child Anxiety and Depression Scale (RCADS) foram maiores no grupo 1 (40% vs. 26%), embora nenhuma outra diferença significativa tenha sido identificada.

ü  A suplementação com Affron® foi bem tolerada e houve uma tendência de redução das dores de cabeça nos participantes do tratamento ativo.

 

Conclusão

A administração de um extrato de açafrão padronizado (Affron®) por 8 semanas melhorou a ansiedade e os sintomas depressivos em jovens com sintomas leves a moderados na perspectiva do adolescente.

 

Referências bibliográficas

LOPRESTI, A. L.; DRUMMOND, P. D.; INAREJOS-GARCÍA, A. M.; PRODANOV, M. Affron(®), a standardised extract from sAffron (Crocus sativus L.) for the treatment of youth anxiety and depressive symptoms: A randomised, double-blind, placebo-controlled study. J Affect Disord, 232, p. 349-357, May 2018.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp