5 Passos para uma comunicação efetiva dentro da sua farmácia

Gestão e Marketing
26/set/2018

Uma comunicação interna efetiva faz você ganhar mais dinheiro!


Mas afinal, como ter uma comunicação efetiva dentro da sua farmácia magistral? Pode parecer uma coisa de outro mundo, mas na realidade são pequenos passos que fazem toda a diferença.

 

Esses dias um amigo meu me perguntou se eu conhecia um “bom pedreiro”, e na mesma hora eu respondi: O que seria um bom pedreiro?

Muitas vezes nós não nos atentamos que o que é bom para um nem sempre é bom para o outro, e neste caso, ele me respondeu: “Para mim, um bom pedreiro é um que seja barato e faça o serviço rápido”.

 

Já para mim, um bom pedreiro é aquele que tem qualidade e preço justo mesmo que demore um pouco mais para terminar o serviço.

Conseguiu sentir a importância de uma comunicação efetiva?


Do mesmo jeito que a falta de comunicação efetiva poderia ter causado um problema entre eu e o meu amigo, ela hoje pode ser a causa de problemas dentro da sua farmácia de manipulação.

Um dos maiores problemas que observo nas farmácias de manipulação, ou em qualquer empresa, é a falta de comunicação. Quando você não tem uma comunicação interna efetiva, ruídos podem causar estresse desnecessário, criando mal-estar entre os colaboradores que, muitas vezes, afetam diretamente o cliente e acabam impactando os resultados financeiros.

Os cinco passos para uma comunicação efetiva são:

1- Sempre comunicar de forma clara e objetiva. Não tente enrolar com “amortecedores” na fala, pois é muito importante você sempre dizer o que deve ser dito: se dá, dá, se não dá, não dá. A pior coisa é você gerar uma expectativa em um colaborador, mesmo sabendo que ela não será atendida. Não enrole, seja claro e cobre o mesmo de todos da equipe, já que essa falta de clareza detona o ambiente corporativo.

2- Quando terminar sua fala, pergunte para outra pessoa o que ela entendeu. Achar que a outra pessoa compreendeu exatamente o que você quis dizer é um erro básico cometido pelas empresas.

3- Feedbacks jamais devem ser dados em corredores. Um bom feedback é passado em local reservado e sempre apontando as melhorias, e não apenas os erros.

4- Elogie as pessoas, ressalte os pontos positivos, potencialize o que ela tem de melhor. Dessa maneira você abrirá de forma efetiva o canal de comunicação entre vocês.

 

·         5- Seja diplomático, sorria e trate todos de maneira cordial no ambiente corporativo. Ninguém gosta de trabalhar com pessoas mal-educadas ou ranzinzas, e quando você é leve, o ambiente fica leve e automaticamente favorável.



Esses são os primeiros passos para você começar a implantar uma comunicação interna eficiente na sua farmácia de manipulação. Aplique essas dicas e melhore a performance da sua farmácia!

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#sucessoexigemais #saiadamédia#empreendamagistral#farmaciademanipulação

 

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

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