Conheça a oportunidade de negócio que a sua farmácia está perdendo

Estudos Científicos
11/abr/2019

A demanda do público por medicamentos que atuem na saúde mental cresceu, mas a sua marca já se adaptou?


O cuidado com a saúde mental das pessoas tem sido um foco, uma procura cada vez maior, tanto pela ajuda psicológica quanto por medicamentos que auxiliem nos tratamentos. A OMS (Organização Mundial da Saúde), por exemplo, mostra que o Brasil é o país mais ansioso e depressivo da América Latina, e os índices continuam crescendo. Em números globais, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão ao redor do planeta, dado que representa o atual estado da população, afinal, nos últimos 10 anos esse número subiu quase 20%, sem contar casos não diagnosticados.

Com as mudanças dos costumes sociais e a busca crescente por ajuda, as áreas de estudo evoluem em conjunto para criar soluções mais eficientes e seguras para a população. Quando falamos em saúde mental, dois campos ganham destaque. Confira.

Neurologia é uma especialidade que estuda as doenças estruturais, ou seja, ao nível de mutação do material genético, bioquímico ou tecidual, do Sistema Nervoso Central e do Sistema Nervoso Periférico. Os sinais e os sintomas que envolvem as doenças neurológicas são variados e podem ocorrer de formas variadas e de maneira isolada ou combinada. Os sinais e os sintomas neurológicos incluem: distúrbios da consciência, do comportamento, da atenção, da memória, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor e involução neuropsicomotora, alterações motoras, dor de cabeça, entre outros.

Por outro lado, a psiquiatria é a área da medicina que visa a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos diversos transtornos mentais, caracterizado pelo conjunto de sintomas associados ao sofrimento e interferência com funções pessoais.

Principais patologias

Doença de Alzheimer (DA) é uma doença neurológica que apresenta uma crescente taxa de incidência em pessoas com idade avançada – são mais de 50 mil novos casos todos os anos. A DA é caracterizada por declínio cognitivo progressivo acompanhado por sintomas de demência que alteram o humor e o comportamento. O declínio cognitivo, particularmente a perda episódica de memória que está associada com aumento de anormalidades sinápticas, é um dos primeiros sintomas da DA.

Outra doença neurológica de alta prevalência é a Doença de Parkinson (DP), uma desordem crônica neurodegenerativa caracterizada pela morte dos neurônios dopaminérgicos e deficiência de dopamina na substância negra e estriado, resultando em disfunções motoras irreversíveis como tremores de repouso, bradicinesia e instabilidade postural. As causas primárias e o mecanismo da patogênese da DP ainda são desconhecidos. Entretanto, nos últimos 10 anos, ela tem sido relacionada ao estresse oxidativo e inflamação crônica.

depressão é uma das condições psiquiátricas mais frequentes e debilitantes. Tem sido reportado que aproximadamente 1 em cada 5 adultos apresentam pelo menos um episódio de depressão durante a vida, sendo as mulheres duas vezes mais propensas. O Transtorno Depressivo Maior é um transtorno mental caracterizado por humor baixo, baixa autoestima e perda do interesse por atividades normalmente prazerosas. Essas alterações costumam ser duradouras e causar prejuízo no funcionamento social, ocupacional, nos hábitos alimentares, no sono e na saúde em geral.

Sinal da depressão crescente no Brasil é o consumo dos remédios “tarja preta”, que dobrou nos últimos cinco anos. Com mais de 11 milhões de pessoas com depressão diagnosticada no país, cresce também a automedicação, outro perigo que a condição traz.

Outra perturbação psiquiátrica é a esquizofrenia, caracterizada pela presença de comportamento psicótico (isto é, com dissociação entre pensamento e realidade) ou amplamente desorganizado, além de marcada disfunção social. O tempo é de pelo menos 6 meses, sem associação com transtornos do humor, uso de drogas ou condição médica geral que possa manifestar sintomas semelhantes. Os indivíduos diagnosticados com esquizofrenia frequentemente apresentam uma combinação de sintomas positivos (alucinações, ilusões, comportamento catatônico), negativos (apatia, baixa motivação, afastamento social), e cognitivos (déficits de memória, dificuldade em integrar o pensamento, comportamento e sentimentos) que levam a problemas sociais, ocupacionais e de autocuidado.

Diagnóstico e tratamento

Existem várias técnicas viáveis que podem colaborar para o levantamento de uma hipótese diagnóstica das doenças neuropsiquiátricas as quais visam melhorar a saúde mental, um saber fundamental para promoção da saúde, e otimizar o tratamento dos sintomas clínicos, que é um fator determinante na qualidade de vida do indivíduo. 

A verdade é que reside nas farmácias de manipulação a maior capacidade de tratamentos (medicamentosos), mas é às drogarias que as pessoas vão, com ou sem receitas. Seja no combate a dores de cabeça, depressão ou doenças degenerativas como o Parkinson, as farmácias magistrais têm todo o respaldo científico, as substâncias necessárias, profissionais capacitados e um público que precisa de ajuda.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp